Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

GOV.BR passa a avisar usuários sobre vencimento do passaporte

Notificação é enviada por meio da Caixa Postal da plataforma

Redação, com informações da Agência Brasil

14/11/2025

Placeholder - loading - GOV.BR passa a avisar usuários sobre vencimento do passaporte (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
GOV.BR passa a avisar usuários sobre vencimento do passaporte (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Usuários do GOV.BR passaram a ser notificados sobre o vencimento do passaporte pela Caixa Postal da plataforma. A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF).

As mensagens são enviadas em três momentos: oito meses antes do vencimento, três meses antes da expiração e quando o documento já venceu. O objetivo é facilitar o planejamento do cidadão e evitar transtornos em viagens internacionais.

Para acessar os avisos, é necessário ter conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. Usuários que utilizam o aplicativo recebem notificação sempre que uma nova mensagem é disponibilizada na Caixa Postal.

A expectativa é que, em 2026, sejam enviadas notificações para mais de 1,9 milhão de pessoas sobre a necessidade de renovar seus passaportes.

GOV.BR

A plataforma desenvolvida pelo governo federal tem 4,6 mil serviços digitais federais e outros 8,7 mil serviços de estados e municípios. Entre os mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.

Os serviços estão disponíveis para quem tem contas com níveis Prata e Ouro.

É possível alcançar o nível Prata a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível validar os dados em um dos 17 bancos credenciados.

Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante mais segurança aos cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Redação, com informações da Agência Brasil

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.