Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bezerra muda parecer de PEC dos auxílios para incluir taxistas e recursos à alimentação

Placeholder - loading - Fila de taxistas no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro 20/05/2020 REUTERS/Ricardo Moraes
Fila de taxistas no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro 20/05/2020 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - Na tentativa de facilitar a votação da PEC dos auxílios prevista para esta quinta-feira, e após um acordo com senadores, o relator da PEC dos auxílios, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apresentou um novo adendo a seu parecer incluindo a concessão de um benefício destinado a taxistas e ainda um crédito suplementar a programa alimentar.

Segundo Bezerra, a auxílio a taxistas será regulamentado pelo Poder Executivo, mas a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) já autoriza sua concessão até o limite de 2 bilhões de reais. A alteração no texto, assim como a previsão de suplementação orçamentária de 500 milhões de reais ao Programa Alimenta Brasil, contam com o aval do governo.

Segundo o líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), as conversas em torno da ampliação do leque de benefícios da PEC em 2,5 bilhões envolveram o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A informação foi confirmada pelo líder do PL e filho do presidente da República, Flávio Bolsonaro (RJ). A ideia partiu de uma emenda sugerida pelo líder do MDB, Eduardo Braga (AM), que deve apresentar ainda por uma PEC paralela que possa atender motoristas de aplicativos, mototaxistas e transportadores em comunidades ribeirinhas.

A PEC dos auxílios já amplia o Auxílio Brasil e o Auxílio Gás e prevê, mediante o reconhecimento de estado de emergência pela alta dos combustíveis, a criação de um benefício destinado a transportadores autônomos de carga, o chamado 'voucher caminhoneiro'.

Bezerra já havia, pouco antes, apresentado 'ajustes' em seu texto, e acrescentou adendo para incorporar a nova sugestão do governo relacionada aos taxistas.

Iniciada na noite desta quinta-feira, a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ocorre a cerca de 100 dias das eleições gerais de outubro. A medida está sendo apontada por críticos como eleitoreira.

Mesmo assim, é provável que receba os votos favoráveis da maioria dos parlamentares, dado o peso político de se posicionar contra uma proposta que concede ajuda aos mais vulneráveis diante da escalada dos preços dos combustíveis.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo amplia leque de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.