Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo avalia MP para aliviar reajuste de tarifas de energia no Amapá

Placeholder - loading - Torres de transmissão de energia 5/03/2013 REUTERS/Jose Manuel Ribeiro
Torres de transmissão de energia 5/03/2013 REUTERS/Jose Manuel Ribeiro

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal está estudando a edição de uma medida provisória que aliviará o impacto aos consumidores do Amapá de um reajuste das tarifas de energia de mais de 40%, segundo autoridades amapaenses que conversaram sobre o tema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira.

'O presidente Lula e o ministro Alexandre Silveira estão trabalhando para que amanhã tenham uma proposta. Possivelmente deve ser através de uma MP, pelo prazo, porque o reajuste está previsto para 13 de dezembro', disse a jornalistas o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade).

O governador disse não ter detalhes sobre o que será proposto, mas afirmou que o Ministério de Minas e Energia trabalha com 'duas linhas de ação', sendo uma delas impedir a aplicação do reajuste agora, e a outra pensar em uma solução estrutural para as elevadas tarifas de energia no Estado.

Questionado sobre sua expectativa, o governador amapaense disse que uma proposta “pé no chão” seria um reajuste tarifário menor, “compatível com os índices inflacionários e com a tarifa energética que o Brasil todo paga”.

O senador amapaense Davi Alcolumbre (União), que também participou da reunião, disse que o Estado recebeu 'total apoio do presidente da República e do governo federal'.

A proposta de reajuste tarifário extraordinário no Amapá colocada em consulta pública pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê uma elevação média de 44,41% das tarifas, sendo que, para as residências, o aumento seria da ordem de 43,90%.

'Se esse reajuste vigorar, o Estado do Amapá, que é um dos Estados mais pobres do país, vai passar a ter disparado a mais cara tarifa energética do Brasil', disse o governador.

A distribuição de energia no Amapá é de responsabilidade do grupo Equatorial Energia, que comprou a estatal Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) em leilão de privatização realizado em 2021.

O tema dos reajustes está na mira da Aneel, que já estuda formas para reduzir as elevadas tarifas no Norte e Nordeste. Segundo o regulador, um dos motivos para os altos valores cobrados nas contas de luz dessas regiões é a baixa densidade demográfica e o consequente baixo consumo de energia per capita, sobretudo no Norte, o que faz com que os custos de distribuição de energia sejam arcados por uma base reduzida de consumidores.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo avalia mp para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.