Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo desiste de MP e envia proposta de quarentena sanitária por projeto de lei

Placeholder - loading - Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto 01/08/2019 REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto 01/08/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu e Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - O governo do presidente Jair Bolsonaro desistiu de editar uma medida provisória para estabelecer os critérios de quarentena sanitária, que serão usados após a repatriação de brasileiros que estão na província chinesa epicentro de um surto de coronavírus, e enviou a proposta ao Congresso por meio de um projeto de lei, mostrou edição extra do Diário Oficial nesta terça-feira.

Após manifestações públicas de que não seria oportuno repatriar os brasileiros que estão na província de Hubei, na China, Bolsonaro anunciou no fim de semana que o governo trabalhava num plano para a repatriação, após brasileiros que vivem na região chinesa divulgarem um vídeo com um apelo ao presidente.

Uma medida provisória entra em vigor imediatamente e, enquanto já está vigorando, é analisada pelos parlamentares. O projeto de lei só passará a valer depois de ser aprovado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado e ser sancionado pelo presidente da República.

Ainda assim, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na segunda que a tramitação de um projeto de lei seria mais rápida do que a de uma MP, que precisa passar por uma comissão mista antes de ir aos plenários das duas Casas.

'Se o governo está com essa pressa e precisa votar amanhã, então seria melhor encaminhar um projeto de lei', disse Maia. 'Porque aí um projeto de lei eu posso votar amanhã. Eu voto a urgência e na mesma hora eu voto o projeto', explicou.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse à Reuters por telefone que o governo brasileiro ainda não pediu autorização à China para o envio de uma aeronave para buscar os brasileiros, pois falta a definição dos detalhes do voo. Ele ressalvou, no entanto, que não espera dificuldades por parte do governo chinês.

'Até o momento em que a gente realmente tiver o horário da chegada e partida do voo, eles não podem processar o pedido de autorização, mas nós não antecipamos nenhuma dificuldade', disse o chanceler.

'Tivemos uma mensagem inicial positiva da China, acho que é uma questão burocrática. Quando vier o momento definitivo com o horário e plano de voo, aí que vai ser feito o pedido específico de autorização.'

Na segunda, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o governo irá reconhecer o estado de emergência sanitária internacional para o coronavírus para agilizar o processo de preparação do país para receber os brasileiros que serão trazidos de Wuhan, capital da província de Hubei e que é o epicentro do surto.

O estado de emergência, já publicado em decreto no Diário Oficial, permite que o governo realize essas despesas sem precisar fazer licitações.

Autoridades chinesas disseram que 425 pessoas morreram por causa do novo coronavírus na região continental do país. O número total de mortos é de 427, pois uma morte foi registrada nas Filipinas e uma em Hong Kong. A maioria das mortes aconteceu em Hubei.

O surto foi declarado na semana passada uma emergência internacional de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

(Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo desiste de mp e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.