Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo destina mais R$5,5 bilhões para vacinas contra Covid-19

Placeholder - loading - Frascos rotulados como de vacina para Covid-19 em foto de ilustração 05/12/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Frascos rotulados como de vacina para Covid-19 em foto de ilustração 05/12/2020 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória, nesta segunda-feira, para destinar mais 5,5 bilhões de reais para produção, fornecimento e distribuição de doses de vacinas contra Covid-19, informou o governo federal em comunicado.

O governo já havia editado no ano passado outra medida provisória que previa a destinação de 20 bilhões de reais para a compra de vacinas contra a Covid, mas, segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a maior parte do valor já foi empenhada e o saldo remanescente era insuficiente para novos compromissos financeiros com a imunização.

No comunicado, o governo informa que os 5,5 bilhões de reais destinados ao Ministério da Saúde vão custear 'a produção, o fornecimento e a distribuição de mais 50 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 no segundo semestre de 2021, por meio de insumo farmacêutico ativo fornecido pela empresa AstraZeneca', e acrescenta que 'o crédito será destinado ainda à aquisição de mais 100 milhões de doses de vacina e outras despesas associadas à imunização'.

Com uma campanha de vacinação que avança lentamente, o governo federal tenta acelerar a compra de vacinas em meio à pressão de governadores, prefeitos, da população e da CPI da Covid no Senado.

Segundo a Secretaria-Geral, já foram empenhados 16,1 bilhões de reais do crédito de 19,9 bilhões autorizado por uma MP no ano passado destinada à aquisição de doses para cobertura vacinal de parte da população brasileira, assim como despesas com insumos, logística, comunicação social e publicitária e outras necessidades para implementar a imunização contra o novo coronavírus.

'O saldo remanescente, entretanto, é insuficiente para atender as despesas de que trata a Medida Provisória ora editada', disse a Secretaria-Geral.

'Diante desse contexto excepcional decorrente da pandemia da Covid-19, que traz impactos demasiado negativos à saúde pública, à economia e ao desenvolvimento de outras políticas públicas, torna-se imperiosa a abertura do crédito extraordinário em questão, sem prejuízo do regular funcionamento do Sistema Único de Saúde', acrescentou.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo destina mais r55 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.