Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo diz que avançou em negociação com Pfizer por 70 milhões de doses de vacina contra Covid

Placeholder - loading - Mulher segura recipiente com adesivo de vacina da Covid-19 e seringa ante logo da Pfizer 30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic
Mulher segura recipiente com adesivo de vacina da Covid-19 e seringa ante logo da Pfizer 30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro avançou nas tratativas com a Pfizer na intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica em parceria com a BioNTtech contra a Covid-19, e um documento pode ser assinado ainda nesta semana, afirmou o Ministério da Saúde nesta segunda-feira.

'O governo brasileiro e a Pfizer avançam nas tratativas na intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer e BioNTtech contra a Covid-19, a ser fornecido em 2021. Os termos já estão bem avançados e devem ser finalizados ainda no início desta semana com a assinatura do memorando de intenção', disse a pasta em breve comunicado.

O imunizante da Pfizer contra Covid-19 é o mais avançado entre todos no mundo e o primeiro que começará a ser usado para combater o novo coronavírus, no Reino Unido, a partir de terça-feira.

Até o momento, no entanto, a principal aposta do governo federal para enfrentar o novo coronavírus era o imunizante da AstraZeneca em parceira com a Universidade de Oxford, que será produzido nacionalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde.

A decisão de ampliar a possibilidade de vacinas a ser oferecida no enfrentamento ao novo coronavírus também é uma tentativa de fazer frente ao governo de São Paulo, uma vez que o governador paulista, João Doria, tenta emplacar a CoronaVac, vacina da chinesa Sinovac que no país está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, como integrante do plano nacional de imunização.

Desafeto de Bolsonaro, Doria anunciou nesta segunda-feira o início da vacinação contra Covid-19 no Estado a partir de 25 de janeiro, mesmo sem ter sequer pedido o registro da CoronaVac na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até o momento, nenhuma vacina teve registro pedido no órgão regulador -- passo obrigatório para se fazer uma imunização em massa.

Na tarde desta segunda-feira, Bolsonaro reuniu-se com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, e outras autoridades. O motivo da agenda não foi informado.

Nesta terça, governadores se reúnem com o ministro da Saúde para defender a adoção de 'múltiplas vacinas' no programa nacional de imunização.

(Reportagem adicional de Anthony Boadle)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo diz que avancou em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.