Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Grandes doses de vitamina B aumentam risco de fratura

Especialistas não recomendam o uso de suplementos em caso de pessoas saudáveis.

Letícia Furlan

31/05/2019

Placeholder - loading - Mulher (Foto: Shutterstock)
Mulher (Foto: Shutterstock)

Grandes doses de suplementos de vitamina B estão ligadas a um aumento do risco de fratura de quadril em mulheres mais velhas, relatam pesquisadores.

A dieta recomendada para mulheres saudáveis com mais de 50 anos – 2,4 microgramas de vitamina B12 e 1,5 miligramas de vitamina B6 – seria facilmente satisfeita com cerca de 170 gramas de atum cozido. Além dele, há muitos outros alimentos contêm essas vitaminas.

Para efeito de comparação, uma capsula de Centrum Silver, uma marca amplamente utilizada de multivitaminas, contém 50 microgramas de vitamina B12 e 5 miligramas de B6.

O estudo observacional, no JAMA Network Open, incluiu 75.864 mulheres. Ao longo de um seguimento de 30 anos, houve 2.304 fraturas de quadril. Após o controle de inúmeras características médicas, dietéticas e comportamentais, eles descobriram que quanto mais de qualquer suplemento consumido, maior o risco de fratura.

Quando grandes quantidades de ambos os suplementos B12 e B6 foram utilizados em conjunto, o risco foi maior: em comparação com aqueles que tomaram uma dose diária de menos de 2 miligramas de B6 e 10 microgramas de vitamina B12 por dia, aqueles que tomaram mais de 35 miligramas de B6 e 20 microgramas de B12 eram 47% mais propensos a ter uma fratura de quadril.

"As pessoas que são saudáveis ??devem ser cautelosas ao tomar suplementos", disse o principal autor, o Dr. Haakon E. Meyer, professor de medicina na Universidade de Oslo, "e evitar as altas doses". Mesmo as doses em multivitaminas podem ser muito altas ”.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.