Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Gravadoras pedem a tribunal que interrompa o uso de letras de música pela empresa de IA Anthropic

Placeholder - loading - Logo da Anthropic em foto de ilustração 31/03/2023 REUTERS/Dado Ruvic
Logo da Anthropic em foto de ilustração 31/03/2023 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

LOS ANGELES (Reuters) - Três gravadoras estão solicitando a um juiz federal dos Estados Unidos que emita uma liminar que impeça a Anthropic, empresa de inteligência artificial (IA), de reproduzir ou distribuir as letras de suas músicas protegidas por direitos autorais.

A Universal Music, a Concord Music Group e a ABKCO Music entraram com um pedido na quinta-feira, solicitando que o tribunal exija que a Anthropic 'implemente proteções eficazes' que impeçam os modelos de IA da empresa de reproduzir ou distribuir as letras de músicas protegidas por direitos autorais. Além disso, pedem que a empresa seja proibida de usar essas obras para treinar futuros modelos de IA.

'Embora não possamos comentar sobre o conteúdo da ação judicial, nosso foco permanece o mesmo -- construir sistemas de IA confiáveis, interpretáveis e controláveis', afirmou a Anthropic em comunicado à Reuters.

As três gravadoras moveram uma ação contra a Anthropic em 18 de outubro, acusando a empresa sediada em San Francisco, na Califórnia, de infração 'sistemática e generalizada' das letras de suas músicas protegidas por direitos autorais.

Elas alegam que a Anthropic usou as letras protegidas por direitos autorais de 'inúmeras' músicas sem permissão como parte das 'grandes quantidades de texto' que a empresa coleta da internet para treinar seu assistente de inteligência artificial, conhecido como 'Claude', para responder a comandos humanos.

As empresas também alegam que a Anthropic 'lucra abundantemente' com a violação de seus repertórios de obras protegidas por direitos autorais, atingindo uma avaliação de 5 bilhões de dólares sem pagar 'nada' às gravadoras ou aos seus compositores, e pedem ao tribunal danos monetários de até 150 mil dólares por obra infringida e uma ordem para interromper a suposta infração.

(Reportagem de Dawn Chmielewski em Los Angeles)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. gravadoras pedem a tribunal …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.