Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Greta Thunberg e Sonia Guajajara apelam por pressão global a favor dos povos indígenas e da Amazônia

Placeholder - loading - Swedish climate activist Greta Thunberg looks on before the meeting with EU environment ministers in Brussels, Belgium, March 5, 2020. REUTERS/Johanna Geron
Swedish climate activist Greta Thunberg looks on before the meeting with EU environment ministers in Brussels, Belgium, March 5, 2020. REUTERS/Johanna Geron

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A líder indígena Sonia Guajajara e a ativista ambiental Greta Thunberg fizeram um apelo nesta sexta-feira pelo engajamento de toda a sociedade para que pressionem governos pela preservação da Amazônia e pelo respeito aos povos indígenas.

Em live transmitida via redes sociais, as duas lembraram da importância dos povos indígenas para manutenção da floresta e alertaram que eles têm sido duramente atingidos atualmente pela crise do coronavírus.

'Nós precisamos que a sociedade, que o mundo inteiro se engaje e exija do governo brasileiro uma maior responsabilidade, que exija do governo brasileiro ação e não somente uma retórica de que o Conselho da Amazônia vai resolver. É preciso agir. Agora', disse Sonia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Segundo Sonia, 28 mil indígenas já foram infectados pelo novo coronavírus e mais de 700 morreram.

A coordenadora lembrou ainda do papel dos países europeus nesse processo de pressão pela preservação da Amazônia e cobrou inclusive uma 'responsabilização' desses governos para que se atentem ao rastreamento de produtos brasileiros. E fez um apelo para que o acordo entre Mercosul e União Europeia seja barrado.

'Precisamos barrar o acordo do Mercosul (com a União Europeia). Esse acordo entre os governos europeus e o Brasil, esse acordo vai pressionar ainda mais o governo brasileiro a entregar os territórios indígenas, a destruir o meio ambiente', argumentou.

'Precisamos, juntas, fazer essa pressão, também, para toda a Europa, e responsabilizá-la pelo impacto que todos os seus negócios causam aqui no Brasil', disse a liderança indígena a Greta.

'AGIR AGORA'

Na mesma linha, a ativista sueca defendeu uma união global para pressionar governos e pessoas com poder de decisão, referindo-se também ao governo de Jair Bolsonaro. Para Greta, é necessário defender os povos indígenas, essenciais para a proteção da floresta, e ao mesmo tempo vitimados pela pandemia e também pelos históricos conflitos envolvendo disputa por terra, desmatamento, queimadas e garimpeiros.

'Essa crise é global. Porque o que acontece na Amazônia não fica na Amazônia e a gente precisa agir agora. A gente precisa entender que nós dependemos da Amazônia e dependemos das pessoas protegendo a Amazônia. Dependemos das pessoas colocando as vidas em risco para salvar a Amazônia, para protegê-la. E dependemos dos povos indígenas', disse Greta, na live, realizada com o suporte do Greenpeace internacional.

'Eles (os indígenas) não podem ficar sozinhos nessa luta, eles estão lutando por nós. Eles estão sendo os mais impactados, sofrendo com essa crise', afirmou a ativista.

Greta afirmou que aproximadamente 80% da biodiversidade do planeta está nas mãos dos povos indígenas, motivo pelo qual o mundo depende deles.

Sonia aproveitou para jogar a atenção a iniciativa da Apib em parceria com organizações indígenas de todas as regiões do país, ativistas ambientais e de direitos humanos, o Plano Maracá Emergência Indígena, em referência a instrumento musical típico.

'O Maracá Emergência Indígenas denuncia o impacto da pandemia dentro dos territórios indígenas, entre os povos indígenas, mas também visibiliza o papel dos povos e dos territórios indígenas, o quanto beneficia toda a humanidade', afirmou.

'O nosso Maracá é um chamado de apoio mundial... O som do maracá precisa transpor todas essas fronteiras, precisa transpor oceanos, e levar esse som, esse som da emergência que não é só uma emergência indígena, mas uma emergência de toda a humanidade.'

A ativista sueca lembrou que todos têm um papel, com responsabilidades e oportunidades diferentes, e podem fazer a diferença.

'Todos os dias estamos cavando mais fundo nessa situação, e a floresta amazônica está próxima de atingir um ponto de não retorno. Não podemos deixar isso acontecer, porque no mínimo isso seria catastrófico.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. greta thunberg e sonia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.