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Gucci lança plataforma digital para novos designers, ‘Gucci Vault’

No ano de seu centenário, grife mostra capacidade de inovação e amplia suas fronteiras

Placeholder - loading - Fonte: Un'immagine Gucci Vault (art director & fotografo: Max Siedentopf - stylist: Alex Harrington)
Fonte: Un'immagine Gucci Vault (art director & fotografo: Max Siedentopf - stylist: Alex Harrington)

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Gucci, a grife italiana mais famosa do mundo, lançou no último sábado (25) uma nova plataforma digital feita para talentos emergentes do mundo da moda apresentarem seus designs. Um evento físico realizado em Milão marcou a chegada do ‘Gucci Vault’, que pode ser acessado ao clicar aqui.

Descrita como um “espaço online experimental”, a plataforma evidencia o ímpeto da marca de se manter inovadora, principalmente após ter alterado o número de desfiles anuais, indo de 5 para 2. Essa situação serviu de impulso para as novas ideias manterem o público engajado, assim como ampliar as fronteiras da Gucci.

A plataforma será mantida a longo prazo e tem ênfase na qualidade dos produtos, ao invés da quantidade, e no destaque há 13 jovens marcas convidadas para fazer parte do projeto. São elas: Jordanluca, Rui Zhou, Collina Strada, Ahluwalia, Shanel Campbell, Stefan Cooke, Cormio, Charles de Vilmorin, Yueqi Qi, Rave Review, Gui Rosa, Bianca Saunders e Boramy Viguier.

Os designers tomarão conta da própria fabricação, o que pode ser um desafio para alguns, visto que muitos não têm uma vasta experiência em cadeia de suprimentos - atividades que vão da compra de matéria-prima, produção e armazenamento até o transporte dos produtos ou serviços. A Gucci espera que os talentos selecionados sigam o código de conduta da Kering sobre ética, sustentabilidade e qualidade.

A apresentação digital de cada marca deve representar sua identidade própria, que será desenvolvida a partir do orçamento e autonomia criativa que cada profissional recebeu da plataforma para filmar a campanha e o lookbook de suas criações. O Gucci Vault também permite que a grife atinja diferentes faixas de preços, o que pode servir como uma alavanca para atrair novos clientes.

Segundo Alessandro Michele, diretor de criação da marca, “O idioma criativo do Vault é alimentado por diversos meios: contos ou poemas digitais homenageiam o raro e o belo. [Vai] reunir tópicos divergentes e explorar novas ideias à medida que evolui para se tornar um lugar para esperar o inesperado”.

Junto com iniciativas como o Gucci Vault, a parceria entre a grife e a plataforma de jogos Roblox e a inauguração da nova casa do arquivo da Gucci na Via delle Caldaie, em Florença, fazem parte da comemoração de 100 anos da marca.

Também em celebração ao centenário, a loja virtual da Gucci oferece aos clientes uma viagem ao passado e ao futuro da grife, apresentando ítens vintage exclusivos fotografados em looks inovadores.

Depois de falarmos sobre as modernidades da marca, que tal relembrar quais foram as peças mais marcantes da Gucci ao longo de sua história? Veja a lista abaixo para uma viagem no tempo através da moda.

Horsebit

O Horsebit é a lembrança visual mais famosa da grife. Com um design que remete a freios de cavalos, o símbolo é incluído em bolsas e no mocassim há mais de 50 anos.

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Bamboo Bag

Esse modelo de bolsa foi criado em 1947, como resultado de outro design revolucionário para a época, já que havia uma crise econômica mundial devido à Segunda Guerra Mundial.

A dificuldade mais comum para este período era a escassez de matéria prima, portanto, foi o que levou a marca a buscar alternativas para confeccionar os produtos com os recursos que tinham. Diante disso, surgiu a bamboo bag.

Bolsa Jackie

Nos anos 1960, a Gucci colocou em circulação no mercado da moda mundial um de seus modelos mais clássicos: a bolsa jackie.

Inicialmente chamada de hobo, a peça foi batizada com outro nome que homenageia a sua consumidora número um e mais célebre da história, primeira dama norte-americana e eterna style icon, Jackie Kennedy.

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Para ver um pouco mais a fundo sobre as curiosidades da Gucci, clique no player abaixo e navegue pelo canal oficial da marca no YouTube.

Escrito por Fatime Ghandour

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