Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guedes anuncia programa de R$15 bi para ajuda a trabalhadores informais

Placeholder - loading - Ministro da Ecoomia, Paulo Guedes, participa de entrevista coletiva em Brasília 16/03/2020 REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Ecoomia, Paulo Guedes, participa de entrevista coletiva em Brasília 16/03/2020 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O governo lançará um programa de ajuda de 200 reais ao mês para autônomos em função do impacto na economia do coronavírus, que prevê a concessão direta de recursos aos trabalhadores informais ao custo de 5 bilhões de reais por mês, pelo prazo de três meses, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta-feira.

Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, ele afirmou que o novo programa representa o lançamento de uma 'camada de proteção' para os autônomos e será assinado pelo presidente Jair Bolsonaro ainda nesta quarta-feira.

'Nós vamos lançar praticamente (um valor) em torno do Bolsa Família também, 200 reais, são duas cestas básicas', disse Guedes. 'Então pelo menos você assegura a manutenção de quem também está sendo vítima do impacto econômico da crise.'

O ministério da Economia informou que uma Medida Provisória (MP) trará a criação desse auxílio emergencial, que terá como público-alvo 15 a 20 milhões de pessoas de baixa renda, incluindo microempreendedores individuais, além de trabalhadores informais e desempregados.

O critério de baixa renda será o mesmo do Cadastro Único para Programas Sociais: famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo ou de três salários mínimos no total. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6135.htm

Segundo o ministro, os beneficiários da nova iniciativa serão aqueles que não são contemplados hoje pelo Bolsa Família ou pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), citando vendedores de rua, entregadores e flanelinhas.

Guedes afirmou ainda que a medida de 15 bilhões de reais será possibilitada pela aprovação do estado de calamidade pública encaminhado por Bolsonaro ao Congresso, que abrirá espaço para o governo elevar seus gastos sem precisar cumprir a meta fiscal deste ano.

O ministro avaliou que, sem esse dispositivo, o governo teria que anunciar um contingenciamento de cerca de 40 bilhões de reais já nesta semana para assegurar o cumprimento da meta, estipulada em um déficit primário de 124,1 bilhões de reais para 2020.

'Isso (contingenciamento) não é coisa razoável. Saúde e defesa do emprego dos brasileiros estão acima de outros interesses', afirmou.

Em apresentação distribuída à imprensa, o governo também informou que um 'programa antidesemprego' será instituído via MP, para que trabalhador e empregado possam celebrar acordos individuais durante a crise.

Dentre as medidas simplificadas por essa MP, estará a redução proporcional de salários e jornadas de trabalho, segundo a apresentação, que não traz detalhes.

As ações anunciadas nesta quarta-feira vêm após o anúncio de medidas para o enfrentamento ao vírus que, em sua maioria, antecipavam pagamentos obrigatórios, remanejavam gastos e prorrogavam o recolhimento de tributos, num esforço até então capitaneado por Guedes de seguir mostrando comprometimento com o reequilíbrio das contas públicas enquanto outros países já anunciavam fortes estímulos fiscais para protegerem suas economias.

Contudo, conforme o coronavírus seguiu avançando pelo mundo, paralisando cadeias de produção, abalando mercados globais e impondo quarentenas, o governo passou a reconhecer a necessidade de mais recursos para enfrentar seus efeitos sobre a atividade.

Nesta quarta-feira, inclusive, o governo afirmou que não há como evitar o choque recessivo no Brasil no curto prazo na mensagem presidencial encaminhada ao Congresso, que pede o reconhecimento do estado de calamidade pública no país até 31 de dezembro por causa da pandemia do coronavírus.

Guedes afirmou que o governo seguirá anunciando novas medidas à medida que problemas econômicos forem identificados.

Nesse sentido, adiantou que o governo irá renegociar as dívidas das companhias aéreas e que estuda como o Estado pode bancar uma parte do salário para os empregados de micro e pequenas empresas.

O ministro também afirmou que o governo pode considerar 'lá na frente' derrubar os encargos trabalhistas, avaliando que isso aumentaria brutalmente a capacidade de geração de empregos, ao ser questionado sobre quais ações ainda poderiam ser adotadas para combater o impacto do coronavírus.

Guedes voltou a fazer um apelo para que os parlamentares se dediquem às reformas econômicas, frisando que eles poderão fazê-lo por meio de teletrabalho em vez 'de fazer quarentena de forma passiva'.

O ministro disse ainda que o Brasil pode ter reaceleração econômica no segundo semestre 'se nós trabalharmos bem'.

(Reportagem adicional de Gabriel Ponte)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guedes anuncia programa de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.