Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guedes diz que governo estuda imposto negativo para trabalhador informal

Placeholder - loading - Ministro da Economia, Paulo Guedes 27/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro da Economia, Paulo Guedes 27/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Por Gabriel Ponte

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira que a equipe econômica estuda propor a implantação de um 'imposto negativo', mecanismo pelo qual o governo federal depositaria o equivalente a 20% do rendimento mensal do trabalhador informal em uma conta que se assemelharia à poupança, para ser sacada na aposentadoria.

'Nós estamos estimulando para ele (trabalhador) declarar. 'Ganhei 500, ganhei 600'. Ganhou 500? Toma 20% do imposto de renda negativo', explicou Guedes em participação no programa 'Nos Pingos nos Is', da Jovem Pan.

'Esses 38 milhões de brasileiros (informais) vão envelhecer e vão pressionar a nossa Previdência, e eles não contribuem. Então é melhor nós mesmos já irmos criando um sistema de aposentadoria com capitalização para eles', acrescentou.

Ainda de acordo com o titular da pasta econômica, o governo também vislumbra a possibilidade de, com a ascensão social do trabalhador e o ingresso no mercado formal, desonerar o primeiro salário mínimo.

'Quando ele chega a mil (salário) e vai trabalhar por mil, ele custa dois mil para a empresa. Os encargos chegam a quase 100% quando você inclui tudo. Então nós queremos simplificar isso', pontuou Guedes, ressaltando que as propostas terão de passas pelo crivo do Congresso.

De acordo com o Guedes, a política estudada pelo ministério permitiria a desoneração da folha de pagamento para esse 'nível básico do salário mínimo'.

Guedes também reiterou que o governo estuda a criação do Renda Brasil, um programa de assistência social aos moldes do Bolsa Família, mas que teria o valor de benefício superior ao do atual.

'Da mesma forma que o Bolsa Família foi uma concentração e focalização dos programas sociais (...) nós agora vamos juntar abono salarial, Bolsa Família, dois ou três programas focalizados e vamos criar o Renda Brasil. E ele vai ser, então, acima do Bolsa Família', complementou.

'Nós ampliamos a base do antigo Bolsa Família, e vamos ampliar também a cobertura. O nível vai subir para 250, para talvez quase 300 reais.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guedes diz que governo estuda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.