Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guedes diz que imposto sobre transações é inescapável no âmbito de desoneração da folha

Placeholder - loading - Ministro da Economia, Paulo Guedes, ao lado do presidente Jair Bolsonaro  05/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ministro da Economia, Paulo Guedes, ao lado do presidente Jair Bolsonaro 05/11/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na noite de quarta-feira que o imposto sobre transações é 'inescapável' num contexto de desoneração da folha de pagamento das empresas, ideia que segue na mira do governo para diminuir o custo de contratação e impulsionar empregos.

A fala foi dita em entrevista à GloboNews. Quando perguntado se o imposto pensado pela equipe econômica seria para transações digitais, Guedes afirmou que o tributo, na realidade, seria sobre transações, indicando sua incidência mais ampla.

Ele reforçou que a CPMF não está na mesa e que é rechaçada pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas destacou que a visão é que o imposto pensado pelo seu time seria diferente, para uma realidade também diferente. Também frisou que, com ele, não seriam poupadas transações que hoje escapam à estrutura de tributação.

Na entrevista, ele afirmou que isso aconteceria, por exemplo, com traficantes de drogas e de armas.

Em entrevista mais cedo na quarta-feira à imprensa, o ministro já tinha feito ampla defesa da desoneração da folha de pagamento e inclusive afirmado que essa sim seria a política inteligente de salários do governo, abrindo espaço para que os salários pudessem ter grandes aumentos em termos reais, com promoção simultânea de mais empregos.

Na ocasião, Guedes reafirmou que o governo está procurando uma base tributária para bancar a investida. E chegou a dizer que a ideia de tributar transações sempre esteve com a equipe econômica, mencionando inclusive a existência de transações digitais que se tornarão cada vez mais populares e, no sistema como é hoje, não serão tributadas.

'Sempre consideramos que para desonerar a folha de pagamentos, só tem um jeito... você precisa de fonte alternativa, de base alternativa de tributação', disse.

Originalmente, a equipe econômica estudava a instituição de um imposto sobre transações financeiras, que funcionaria nos moldes da extinta e impopular CPMF, para substituir a contribuição sobre a folha de pagamento.

A ideia não prosperou diante da contrariedade de Bolsonaro, de parlamentares e de parte da população, o que culminou com a demissão do ex-secretário da Receita Marcos Cintra.

O herdeiro do cargo, José Tostes Neto, afirmou na quarta-feira que os estudos para desoneração total a partir da instituição de um imposto sobre transações financeiras foram feitos e estão prontos, mas deixaram de ser considerados 'em função de diretriz colocada pelo governo de não tratar do tema momentaneamente'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guedes diz que imposto sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.