Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Guerra prolongada pode deixar 90% da população ucraniana na pobreza, diz ONU

Guerra prolongada pode deixar 90% da população ucraniana na pobreza, diz ONU

Reuters

16/03/2022

Placeholder - loading - 15/03/2022 REUTERS/Oleksandr Lapshyn
15/03/2022 REUTERS/Oleksandr Lapshyn

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - Nove em cada dez ucranianos podem enfrentar pobreza e extrema vulnerabilidade econômica se a guerra se prolongar no próximo ano, eliminando duas décadas de ganhos econômicos, disse o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) nesta quarta-feira.

Achim Steiner, administrador do Pnud, afirmou que a agência está trabalhando com o governo de Kiev para evitar o pior cenário de colapso da economia. O objetivo é fornecer transferências em dinheiro para as famílias comprarem alimentos para sobreviver e evitar que fujam, ao mesmo tempo em que sustentam os serviços básicos.

'Se o conflito for prolongado, se continuar, veremos as taxas de pobreza aumentarem significativamente', disse Steiner à Reuters.

'Claramente, o extremo do cenário é uma implosão da economia como um todo. E isso pode levar até 90% das pessoas a ficar abaixo da linha da pobreza ou em alto risco de (pobreza)', disse ele em uma entrevista em vídeo de Nova York.

A linha de pobreza é geralmente definida como poder de compra de 5,50 a 13 dólares por pessoa por dia, acrescentou ele. Antes de a Rússia lançar a invasão em 24 de fevereiro, cerca de 2% dos ucranianos viviam abaixo da linha de 5,50 dólares, disse ele.

O principal conselheiro econômico do governo da Ucrânia, Oleg Ustenko, disse na quinta-feira passada que as forças invasoras russas tinham destruído pelo menos 100 bilhões de dólares em infraestrutura e que 50% das empresas ucranianas fecharam completamente.

'Estimamos que até 18 anos de ganhos de desenvolvimento da Ucrânia podem ser simplesmente eliminados em questão de 12 a 18 meses', disse Steiner.

O Pnud está analisando programas 'experimentados e testados' que foram usados ??em outras situações de conflito, afirmou ele, citando 'programas de transferência de dinheiro'.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.