Há bastante dúvida sobre efeito da Copa do Mundo no varejo, diz Grupo Soma
Há bastante dúvida sobre efeito da Copa do Mundo no varejo, diz Grupo Soma
Reuters
08/11/2022
Atualizada em 08/11/2022
SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Soma traçou dois cenários distintos em termos de estoques e de estratégia na Black Friday, diante das incertezas que existem no varejo sobre o impacto da Copa do Mundo nas vendas, disse o presidente-executivo da companhia nesta terça-feira.
'Se não tivesse cenário de Copa do Mundo... a gente estaria bastante otimista para o quarto trimestre', disse Roberto Jatahy, em conferências com analistas.
'Hoje existe bastante dúvida de qual o tamanho do impacto da Copa do Mundo no varejo como um todo, e o que estamos fazendo aqui é nos preparar para dois cenários: um muito bom e um cenário mais conservador', acrescentou ele, sem detalhar quais seriam as estratégias em cada.
Ele destacou que o grupo está 'super preparado para ter um trimestre positivo'.
O Soma, dono de marcas como Hering, Farm e Animale, divulgou na noite da véspera crescimento de 59,2% no lucro líquido ajustado no terceiro trimestre ante um ano antes, com todas as marcas mostrando mais de 20% de crescimento de receita bruta individualmente na base anual.
Analistas do Citi e do Itaú BBA viram resultados acima do esperado e a ação subia 1,4% no início da tarde desta terça-feira, enquanto o Ibovespa avançava 0,4%.
Na semana passada, o presidente da Lojas Renner também afirmou que a empresa estava preparando uma estratégia diferente para a Black Friday de 2022 pelo potencial impacto da Copa do Mundo, que ocorre entre novembro e dezembro, nas vendas.
MARGEM DE HERING
O diretor financeiro do Grupo Soma, Gabriel Lobo, afirmou nesta terça-feira que a expectativa para margem de lucro da Hering é de 'evolução gradual' durante 2023 até ficar 'mais próxima', a níveis normalizados, de 2019'.
A marca viu a margem bruta subir 2,2 pontos percentuais em 12 meses, para 42,6%.
O Soma vem trabalhando na reestruturação da Hering, adquirida em 2021, sob forte atenção do mercado. O grupo reformou lojas, está expandindo mega stores e vem executando planos de diminuição da participação de fabricação terceirizada no total da produção das roupas.
Jatahy disse ainda que a Hering não teve benefícios de um inverno mais prolongado, especialmente no Sul e Sudeste, e que a falta de temperaturas mais altas vem 'prejudicando' as coleções de verão.
(Por Andre Romani)
Reuters

