Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder do Hezbollah diz que Líbano pode ficar 'exposto' a mais ataques israelenses

Placeholder - loading - Líder do Hezbollah Sayyed Hassan Nasrallah durante discurso  5/1/2024   REUTERS/Mohamed Azakir
Líder do Hezbollah Sayyed Hassan Nasrallah durante discurso 5/1/2024 REUTERS/Mohamed Azakir

Publicada em  

Atualizada em  

Por Riham Alkousaa e Maya Gebeily

BEIRUTE (Reuters) - O líder do Hezbollah disse nesta sexta-feira que o Líbano ficará 'exposto' a mais operações israelenses se o seu poderoso grupo armado libanês não responder ao assassinato do vice-líder do Hamas nos arredores de Beirute.

Saleh al-Arouri foi morto em ataque de drone em um subúrbio ao sul de Beirute na terça-feira, no que alguns analistas disseram que também poderia ser visto como uma mensagem ao Hezbollah de que seus redutos são vulneráveis a ataques.

Proferindo um discurso televisionado pela segunda vez em menos de uma semana, depois de quase dois meses sem fazê-lo, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse que o grupo 'não pode ficar calado sobre uma violação deste nível'.

'Isto significa que todo o Líbano ficará exposto, todas as cidades, aldeias e figuras ficarão expostas', afirmou ele.

O Hezbollah lançou foguetes através da fronteira em 8 de outubro em apoio ao Hamas, um dia depois de homens armados do Hamas terem realizado o ataque mortal ao sul de Israel que desencadeou a ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.

Nasrallah disse que o Hezbollah realizou cerca de 670 operações na fronteira libanesa-israelense desde então, destruindo um grande número de veículos militares e tanques israelenses.

Ele também declarou que se Israel conseguir atingir os seus objetivos militares em Gaza, vai se voltar então para o Líbano - mas alertou que qualquer guerra mais ampla teria impacto primeiro nos moradores do norte de Israel.

'Eles estão pedindo ao seu governo para ir à guerra contra o Líbano ou para ter uma solução militar para o Líbano. Eu digo-lhes: esta escolha é um erro, para vocês e para o seu governo, e o primeiro que pagará por esta escolha errada serão vocês.'

Na quarta-feira, ele tinha alertado Israel contra a expansão da sua guerra, dizendo que 'não haveria limites' e 'nenhuma regra' para a luta do seu grupo se Israel decidisse lançar uma guerra contra o Líbano.

“Quem pensa em guerra conosco – em uma palavra, vai se arrepender”, disse Nasrallah.

Ele também disse que o fim da guerra de Gaza poderia apresentar uma 'oportunidade histórica' para o Líbano restaurar o seu controle sobre o território agora ocupado por Israel, incluindo as Fazendas de Shebaa, a cidade de Ghajar e outros territórios.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. hezbollah diz que todo libano …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.