Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1
    Veja todas as Notícias.

    Hoje é aniversário do primeiro disco de David Bowie!

    Disco experimenta o que seria estilo do artista no futuro

    Placeholder - loading - news single img
    David Bowie - Photoshoot First Álbum Disc/Divulgação

    Publicada em  

    O primeiro disco de David Bowie, homônimo datado de 1967, faz aniversário hoje. Com faixas que misturam a antiga poesia trovadoresca provinda da idade média, com um ritmo inspirado do jazz e blues, além das influencias das colônias inglesas, o álbum é listado como uma aventura estranha ao passado do cantor, antes da explosão que seria “Space Oddity” de 1969, e todo conceito que seria abordado futuramente.

    Veja também: Nova letra e tradução “As the World Falls Down”, David Bowie

    Nem todas as lendas do rock nasceram dando bons resultados, apesar de seus materiais promissores. David Bowie, com seus 20 anos, tinha um repertório bastante interessante de musicas autorais e letras curiosas, compostas com uma mistura de instrumentos – pianos, sintetizadores, violão, guitarra, e até mesmo o som da chuva serviu de melodia –, era clara a intenção do artista reinventar o conceito do que viria a se tornar o art pop. Mas as expectativas não foram atendidas no lançamento.

    A recepção do disco foi péssima, considerando tanto ouvintes convencionais, quanto críticos ávidos de música na época. Apesar de ser um ótimo material de estudo, o estilo incerto de David nas faixas não era bem visto pela comunidade. O pensamento não mudou, este continua sendo o álbum mais ocultado de Bowie e não recomendado para entusiastas de primeira viagem. Porém, é inegável a vontade crescente do artista por inovar o conceito de pop usando a psicodelia, o que mostra, além de pioneirismo, o começo de uma carreira promissora de experimentações do Camaleão do Rock.

    Graças ao péssimo resultado no mercado, a gravadora Deram Records abandonou o cantor em abril de 1968. Há quem relacione o fracasso ao fato de que outro disco muito forte foi lançado no mesmo dia nos Estados Unidos: “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles. Com tanta decepção, Bowie passou dois anos sem qualquer produção lançada, até que o single “Space Oddity” finalmente saiu do papel, e provou ao mundo a força do jovem David Bowie (com 22 anos na estreia da faixa).

    1. Home
    2. noticias
    3. hoje e aniversario do …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.