Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Hoje, Nina Simone completaria 87 anos

Cantora deixou legado de música e luta

Placeholder - loading - Nina Simone faleceu em abril de 2003, com 70 anos/Divulgação
Nina Simone faleceu em abril de 2003, com 70 anos/Divulgação

Publicada em  

A lenda da música negra, Nina Simone, hoje faria seu 87º aniversário. Suas letras inspiradoras e sua voz poderosa ditou movimentos inteiros de jovens que batalharam contra o racismo nos Estados Unidos, inclusive, a cantora sempre esteve ao lado de Martin Luther King, e foi convidada para cantar no enterro do líder revolucionário. Sua personalidade forte era observada com muito respeito por todos ao seu redor.

Veja também: Confira o sucesso remasterizado de Nina Simone

Eunice Kathleen Waymon era de uma família pobre e religiosa, por conta disso, ela aprendeu a tocar piano com 3 anos, se apresentando na igreja local com algumas músicas religiosas. Em uma de suas performances, os pais de Eunice se sentaram na frente do palco para assistir de perto a cantora, porém, eles tiveram de ir para o fundo do hall para dar espaço a uma família branca, Nina reprovou a atitude com tanto descontentamento que se recusou a tocar enquanto seus pais não estivessem na fileira da frente, esse foi o estopim que levaria Eunice a se juntar nos movimentos pelos direitos civis dos negros.

Com muito apoio de seus pais e do patrão de sua mãe, Simone conseguiu estudar música durante toda sua adolescência, entrando na Escola de Juilliard, uma das principais escolas de ensino superior de música nos Estados Unidos. Para financiar suas aulas, a cantora se apresentava em um bar na cidade de Atlantic City, onde conheceu seu primeiro namorado, Don Ross, norte-americano com ascendência mexicana. Por conta de um apelido carinhoso dado pelo namorado, Eunice mudou seu nome artístico para Nina (Vindo de “Niña”, garotinha em espanhol), esse nome se juntou ao nome de uma atriz que a cantora era fã, Simone Signoret. A partir da junção dos dois nomes, nasce Nina Simone.

Seu sucesso foi construído pela incrível vontade da artista de diversificar seu gênero musical, indo do jazz ao pop, do R&B ao folk, e do gospel a música clássica com maestria, com uma voz arrasadora e construída para criar hinos como “Don’t Let Me Be Misunderstood”, “I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free”, “My Baby Just Cares For Me”, e regravações de clássicos como “Feeling Good” e “Here Comes The Sun”. Nina Simone faleceu no dia 21 de abril de 2003 com 70 anos e seu legado se estende por toda uma geração de cantores.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. hoje nina simone completaria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.