Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Huey Lewis and the News é o Artista da Semana

Uma das bandas mais emblemáticas de todos os tempos!

Placeholder - loading - Huey Lewis & The News é o artista da semana – Photoshoot/Divulgação
Huey Lewis & The News é o artista da semana – Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Huey Lewis and the News, é uma banda que começou tocando em bares e com seu rock & roll simples e direto, o grupo de São Francisco se tornou uma das bandas de pop/rock mais populares da América em meados dos anos 80. O conjunto teve origem em 1972, quando o cantor Huey Lewis e o tecladista Sean Hopper se juntaram à banda de jazz-funk, Clover, com a qual gravaram vários álbuns na década de 1970, com o intuito de fazer parte do cenário do pub rock do Reino Unido. Conheça um pouco da história do grupo!

Veja também: Gwyneth Paltrow/Huey Lewis – Cruisin’

Lewis foi trabalhar com o grupo Thin Lizzy, e deixou a Clover. Inclusive, o artista contribuiu como gaita para a música "Baby Drives Me Crazy", gravada no palco para o álbum "Live and Dangerous". Sem Lewis, a Clover se tornou banda de apoio original do primeiro álbum de Elvis Costello, “My Aim Is True”. Neste período a principal concorrente do grupo era a Soundhole, cujos membros incluíam o baterista Bill Gibson, o saxofonista Johnny Colla e o baixista Mario Cipollina, o grupo na época era apoio para o cantor Van Morrison. Depois de conseguir um contrato de singles com a gravadora Phonogram Records, em 1978, Huey Lewis se juntou a Hopper e aos integrantes da Soundhole, para formar um novo grupo, Huey Lewis and The American Express.

Em 1979, a banda se juntou ao guitarrista Chris Hayes e mudou de gravadora para a Chrysalis Records, o que ocorreu depois que uma fita demo do grupo foi ouvida pelo gerente Bob Brown, quem colaborou para que o acordo acontecesse. A gravadora não gostou do nome "American Express", temendo acusações de violação de marca registrada da empresa de cartão de crédito, então a banda mudou de nome.

Mais tarde, em 1980, a banda lançou seu primeiro álbum de estúdio, um LP homônimo que passou despercebido. Desta forma, eles só foram ganhar reconhecimento com seu segundo álbum de estúdio “This Picture”, de 1982. O disco teve como destaque o single “Do You Believe in Love”, escrito pelo ex-produtor da banda Clover e em decorrência do sucesso da música, o álbum permaneceu nas paradas da Billboard 200, por incríveis 35 semanas, chegando ao 13° lugar.

Sports”, terceiro álbum de estúdio do grupo, atingiu o número seis nos Estados Unidos, tornando-se multi platina, em 1985, graças às frequentes turnês da banda e a uma série de vídeos transmitidos pela MTV. O álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias e quatro singles do disco alcançaram o top 10 da Billboard Hot 100. Pouco depois eles lançaram a faixa “The Power of Love”, hit número um nos Estados Unidos.

Em 1989, a banda fez uma pausa nas gravações e se separou da Chrysalis Records. A formação da banda mudou moderadamente desde o seu auge. O baixista Mario Cipollina deixou o grupo em 1995 e foi substituído por John Pierce. Em 2001, o grupo lançou seu primeiro trabalho após 7 anos, o disco “Plan B”, pela Jive Records e logo em seguida Chris Hayes deixou a banda para passar mais tempo com sua família.

Em 2018 foi revelado que Lewis estava sofrendo da doença de Ménière, um distúrbio auditivo raro que prejudica o ouvido interno, caracterizado por frequentes episódios de zumbido, perda auditiva e vertigens. Apesar do ocorrido, em janeiro de 2019 a banda assinou contrato com a BMG Rights Management e no início deste ano, lançaram “Weather”, décimo álbum do grupo que apresenta músicas gravadas antes do diagnóstico de Lewis. Quer saber mais sobre a banda? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista, clicando aqui!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. huey lewis and the news e o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.