Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ibovespa descola de NY e fecha acima de 83 mil pontos com trégua na cena política

Placeholder - loading - Pessoas observam painel eletrônico da B3. 9/5/2016. REUTERS/Paulo Whitaker
Pessoas observam painel eletrônico da B3. 9/5/2016. REUTERS/Paulo Whitaker

Publicada em  

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subiu mais de 2% nesta quinta-feira, acima dos 83 mil pontos pela primeira vez desde o fim de abril, com o desfecho de reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e governadores agradando, em meio a um ambiente ainda volátil nos mercados por causa da pandemia de Covid-19.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa fechou em alta de 2,1%, a 83.027,09 pontos. Na máxima da sessão, chegou a 83.308,96 pontos. O volume financeiro somou 27,7 bilhões de reais.

Em reunião com Bolsonaro, a maioria dos 27 governadores pediu o veto à possibilidade de reajuste salarial a categorias de servidores públicos, corroborando a intenção do governo federal de não manter a autorização aprovada pelo Congresso, enquanto o presidente disse que pretende sancionar a ajuda a Estados e municípios o mais breve possível.

O reajuste encontrava resistência na equipe econômica liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em meio a preocupações de mais um fator de pressão nas contas públicas.

O tom mais amistoso do encontro também repercutiu positivamente, com os governadores e os presidentes da Câmara e do Senado fazendo questão de ressaltar a necessidade de uma atuação conjunta de todos.

'Não é possível dizer que a partir daí teremos calmaria nas relações entre o presidente e o Congresso, ou mesmo entre o presidente e governadores. Porque os interesses divergentes entre eles permanecem. Mas se trata de ter aberto canais de diálogo, que se forem usados podem controlar melhor os problemas futuros', ressaltou a equipe da XP Política a clientes.

O pregão também teve como pano de fundo relatório do Goldman Sachs apontando que a América Latina oferece o maior valor entre ações de mercados emergentes, com a bolsa paulista sendo provavelmente a melhor candidata a recuperação.

'As ações brasileiras em dólares têm sido o ativo com o pior desempenho em meio ao 'sell-off' de mercados emergentes, e recomendamos a investidores que comprem Bovespa', afirmaram os estrategistas, citando entre os fatores espaço de recuperação no mercado brasileiro com a melhora do risco global e relacionamento historicamente próximo com preços de commodities.

No exterior, Wall Street fechou no vermelho, conforme tensões comerciais entre Estados Unidos e China e resultados divergentes de varejistas, além de dados econômicos, trouxeram receios sobre o ritmo de recuperação das economias afetadas pelo coronavírus. O S&P 500 caiu 0,78%.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN avançaram 5,74% e 5,55%, respectivamente, em meio ao sentimento mais positivo na bolsa brasileira. BANCO DO BRASIL ON subiu 7,06%.

- B3 ON teve acréscimo de 7,33%, conforme persiste favorável o cenário para a única empresa de infraestrutura de mercado financeiro do país, tanto pela volatilidade nos mercados em razão do Covid-19, como pela perspectiva de migração de recursos para o mercado de capitais dado o cenário de juros em níveis recordes de baixa.

- CCR ON e ECORODOVIAS ON dispararam 11,65% e 9,83%, respectivamente, dado que tendem a se beneficiar de um cenário de juros menores, uma vez que tal movimento amplia a diferença entre a taxa de retorno e o custo da dívida. No mesmo contexto estão construtoras e incorporadoras, com CYRELA ON subindo 11%, e empresas de shopping centers, como BRMALLS ON, que fechou em alta de 7,81%.

- BR DISTRIBUIDORA ON e ULTRAPAR ON valorizaram-se 7,52% e 6,4%, respectivamente. O UBS afirmou reconhecer o cenário difícil para o setor, mas destacou que, no longo prazo, não acredita que as perspectivas de crescimento dos volumes sofrerão significativamente, calculando recuperação da demanda quando o confinamento acabar. COSAN ON subiu 3,39%

- IRB BRASIL RE ON perdeu 7,36%, após comunicado da Lazard Asset Management de que alienou ações da companhia em nome de seus clientes, reduzindo a participação para cerca de 3,78% da ações do IRB. A ação tocou mínima da sessão pouco após a Reuters noticiar que a resseguradora negocia comprar carteiras de rivais no Brasil e no exterior, segundo fontes.

- PETROBRAS PN cedeu 0,57%, perdendo fôlego apesar da alta dos preços do petróleo no exterior. O BTG Pactual também afirmou que os ADRs da petrolífera ainda oferecem um bom ponto de entrada e reiteraram recomendação 'compra', com preço-alvo de 10 dólares para os ADRs e de 28 reais para as preferenciais negociadas na bolsa paulista. PETROBRAS ON avançou 0,35%.

- VALE ON caiu 2,61%, mesmo com os futuros do minério de ferro fechando acima dos 100 dólares por tonelada, com preocupações sobre um aperto na oferta do Brasil, onde a epidemia de coronavírus se agrava, compensando perspectivas fracas para a demanda global por aço.

- LOJAS RENNER ON encerrou com acréscimo de 6,50% antes da divulgação do balanço do primeiro trimestre após o fechamento da bolsa. COGNA ON, que também reporta seu resultado trimestral, subiu 2,84%.

- SUZANO ON fechou em baixa de 4,4%, com papéis de exportadoras entre os destaques negativos na esteira da queda do dólar. No setor de papel e celulose, KLABIN caiu 3,93%. Entre as companhias de proteínas, MARFRIG ON cedeu 4,21%, MINERVA ON caiu 3,65% e JBS ON teve declínio de 3,09%.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ibovespa descola de ny e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.