Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ídolos ‘teen’ que moldaram o mundo

Música comercializada em massa que promove cantores ‘padrão' para adolescentes

Placeholder - loading - Ídolos ‘teen’ que moldaram o mundo.Divulgação
Ídolos ‘teen’ que moldaram o mundo.Divulgação

Publicada em  

Antes de a Disney criar uma linha de produção de ídolos adolescentes para dominar o mundo e de Justin Bieber redefinir o estrelato pop global com seu exército de Beliebers, a prática de promover cantores masculinos atraentes como ídolos adolescentes, sempre existiu. Vamos fazer uma viagem no tempo, desde os primórdios dos ídolos 'teen' até os dias de hoje.

Frank Sinatra

Frank Sinatra.Divulgação
Toque para aumentar

À medida que a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, um artista, acima de tudo, oferecia uma alternativa emocionante à escuridão daqueles anos de guerra: Frank Sinatra. Conhecido pelos admiradores simplesmente como "The Voice", ele inicialmente atraía principalmente meninas entre 12 e 16 anos de idade, conhecidas como 'bobbysoxers'. Esse apelido veio em parte devido à moda de enrolar as meias até os tornozelos e em parte devido à regra de que os sapatos tinham que ser removidos nos bailes do ensino médio para evitar danos ao piso do ginásio.
Frank Sinatra - The Voice - era o rei das bobbysoxers, que faziam fila durante a noite para conseguir ingressos para seus shows. Em uma crítica jornalística de novembro de 1944 da revista The New Republic, ele é descrito como "um jovem de aparência agradável, com um caro casaco de tweed marrom e calças de pele de corça marrom", que se move desajeitadamente para o centro do palco ao som de uma cacofonia de gritos vindos de suas adoradas fãs: "Algumas delas caem em seus assentos, desmaiando ou recuperando o fôlego". Com um rosto bonito e elegância, Sinatra foi para a Columbia Records como uma mina de ouro caída do céu.

Grupos substituem estrelas solo

Em meados dos anos 50, os principais ingredientes para o estrelato estavam sendo filtrados pelas gravadoras dos EUA. Lá, elas estavam investindo em uma mistura de figura acolhedora, jovial e acessível, cuja inocência atraía o dólar adolescente. No entanto, essa qualidade indefinível de estrela era algo que nunca poderia ser fabricado, com os adolescentes (como estavam se tornando conhecidos) sendo fofos demais para serem vendidos como uma mentira.

Uma abordagem semelhante, embora mais cínica, a este mercado estava sendo utilizada no Reino Unido, onde o empresário do showbiz, Larry Parnes, empregava jovens cantores bonitos com um salário semanal, antes de comercializá-los intensamente para explorar sua aparência e talento. Assim, com todo esse movimento, surgiram nomes como The Coasters, The Drifters, The Lettermen e The Four Seasons.

Beatles.Divulgação
Toque para aumentar

Quando os anos 60 chegaram, os grupos tornaram-se mais desejáveis do que os cantores solos. A formação dos Beach Boys, Beatles e dos Rolling Stones começou a se destacar, e esses grupos começaram a assumir mais controle. Foi observando os movimentos da indústria fonográfica que o empresário dos Beatles, Brian Epstein, conseguiu vender seus prodígios. Ele os vestiu com ternos elegantes, fez com que se apresentassem de maneira limpa e educada e atraiu o público familiar. No entanto, o apelo sexual dos Beatles, além da intrínseca rebeldia que eles exalavam em suas canções, representava uma ameaça ao mercado adolescente, que tinha uma ênfase firme na sua imagem limpa e não ameaçadora.

Na esteira das bandas da ‘Invasão Britânica’, os EUA colocaram em prática todo o seu pedigree pop fabricado, criando a bem-sucedida banda de TV The Monkees depois de testar centenas de candidatos. No entanto, os atores-músicos logo se rebelaram contra seus marionetistas e começaram a fazer músicas mais subversivas. A ideia de uma sitcom baseada em um grupo musical, no entanto, não desapareceria.

The Monkees.Divulgação
Toque para aumentar

Uma nova Era

Jackson 5.Divulgação
Toque para aumentar

Talvez uma das maiores mudanças no cenário musical tenha ocorrido na transição da década de 1960 para os anos 70. Embora o Jackson 5 já estivesse se apresentando e até mesmo lançando discos por algum tempo, foi somente quando eles deixaram a Steeltown Records em sua terra natal, Indiana, e se uniram à Motown que abriram caminho até o topo das paradas.

Em janeiro de 1970, eles viram seu single de estreia na Motown, "I Want You Back", chegar ao topo da Billboard Hot 100. O sucessor, “ABC”, derrubou "Let It Be" dos Beatles do primeiro lugar em abril - um feito que repetiram em julho, com “The Love You Save” substituindo “The Long And Winding Road” dos Fab Four no topo.

Seu sucesso fez com que a Motown lançasse uma grande quantidade de produtos dos Jackson 5, incluindo quatro álbuns do grupo em apenas um ano. O óbvio apelo juvenil do grupo era um sonho de marketing, e o logotipo do "coração" do J5 logo foi licenciado em lancheiras, pôsteres, adesivos, um jogo de tabuleiro e vários outros produtos.


Ídolos da telinha

Na verdade, a prática de vender música chiclete, com figuras "não ameaçadoras" e simples para adolescentes, só aumentou nas décadas de 80 e 90. Em meados dos anos 80, o empresário pop inglês Simon Napier-Bell decidiu que queria fazer de seus pupilos, Wham!, a maior banda do mundo: "Percebemos que se conseguíssemos fazer o Wham! ser a primeira banda a tocar na China comunista, receberíamos tanta imprensa que isso os espalharia por todo o mundo". Uma abordagem nova, mas que ele acreditava que só funcionaria com uma banda com a imagem inocente que o grupo tinha.

Wham.Divulgação
Toque para aumentar

É claro que fazia sentido para as gravadoras quererem vender alguém que já era popular - eliminaria grande parte do risco de investir na carreira de um novo artista. Então, a próxima progressão lógica foi a criação de uma forma facilitada para descobrir talentos desconhecidos. Quando o empresário inglês Simon Fuller lançou o programa Pop Idol, nem ele poderia ter sonhado com o sucesso global fenomenal que a franquia se tornaria.

Um dos jurados do programa, Simon Cowell, que já havia obtido sucessos com Westlife e Teletubbies, lançou o The X Factor, um programa rival que acabou usurpando o Idol. Esses programas e outros do gênero lançaram as carreiras de uma esteira rolante de estrelas. Um dos maiores foi o One Direction.

One Direction.Divulgação
Toque para aumentar

Mas em um mundo onde a rápida evolução tecnológica estava dominando, até mesmo esses espetáculos em breve começariam a parecer relíquias de uma época diferente, à medida que a Internet e sites como o YouTube permitiram aos artistas se comunicarem diretamente com seus fãs de uma forma até então inimaginável. Foi através do YouTube que o nova-iorquino Scooter Braun encontrou pela primeira vez o jovem que venderia cerca de 75 milhões de discos em todo o mundo - até agora. Como ele disse ao documentário Music Moguls da BBC: "Cliquei em [um link do YouTube] e era um menino de 12 anos, e esse garotinho tinha tanta alma que eu simplesmente precisava encontrá-lo".

Justin Bieber foi contratado por Braun após obter 60 milhões de visualizações no site. Este era um território desconhecido, mas desde então se tornou algo comum. "Na época, ninguém assinava atos fora do YouTube e ninguém se importava com os sucessos do YouTube", disse Braun. "Ver isso agora se tornar o status quo de como os A&R decidem se alguém tem popularidade é, de certa forma, muito lisonjeiro, e também engraçado, porque literalmente me disseram que eu era louco na época".

Justin Bieber.Divulgação
Toque para aumentar

Com tantos desses ídolos adolescentes já crescidos, onde a indústria concentrará seus esforços a seguir? As próximas estrelas do TikTok, as boy bands impecavelmente bem cuidadas do K-pop? Não há uma resposta certa, mas, de Sinatra e Michael Jackson, passando pelo X-Factor, One Direction, até Justin Bieber, uma coisa permaneceu constante: o apelo de um jovem bonito, charmoso, não ameaçador, saudável e bonito. É sobre isso que esse 'padrão' é construído.


Veja também:

TBT: HÁ 39 ANOS, TINA TURNER EMPLACAVA

VIRALIZOU: 'BEAUTIFUL BOY (DARLING BOY)' DE JOHN LENNON É UM SUCESSO NAS REDES SOCIAIS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. idolos teen que moldaram o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.