Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Imperador Naruhito abrirá Olimpíada de Tóquio, repetindo papel do avô

Placeholder - loading - Imperador Naruhito, do Japão, em Tóquio 19/02/2021 Agência da Casa Imperial do Japão/Divulgação via REUTERS
Imperador Naruhito, do Japão, em Tóquio 19/02/2021 Agência da Casa Imperial do Japão/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Hideyuki Sano

TÓQUIO (Reuters) - O imperador Naruhito, do Japão, declarará os Jogos de Tóquio abertos nesta sexta-feira, repetindo o papel de seu falecido avô que abriu a Olimpíada de 1964 realizada na capital japonesa.

Aqueles Jogos foram abraçados com entusiasmo dentro e fora do Japão e abriram uma nova era para o país, depois de a nação emergir da devastação da Segunda Guerra Mundial a caminho de tornar-se uma potência econômica global.

Desta vez, a Olimpíada de Tóquio foi altamente complicada por causa da pandemia de Covid-19 e atingida por uma série de escândalos. Pesquisas de opinião mostram constantemente que a maioria dos japoneses é contra sediar o evento durante a pandemia.

O chefe da Agência da Casa Imperial disse no mês passado que o imperador Naruhito 'parecia preocupado' sobre a possibilidade de os Jogos Olímpicos causarem a disseminação do coronavírus, como é o receio de boa parte da população.

Embora a preocupação do imperador de 61 anos tenha sido retratada como uma impressão que a autoridade teve e não como algo que ele expressou explicitamente, a rara revelação do pensamento do monarca aumentou as especulações de que ele tem receios em relação à realização do evento.

A Carta Olímpica, entretanto, estipula que os Jogos têm de ser proclamados abertos pelo chefe de Estado do país-sede, o que significa que a presença dele é exigida.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, esteve com o imperador na quinta e o assegurou que os organizadores estão fazendo tudo que podem para não trazer infecções ao país.

O monarca, educado em Oxford, deve comparecer à cerimônia sem a imperatriz Masako ou outros membros da família imperial, depois que a presença do público foi proibida.

Em 1964, quando seu avô, o imperador Hirohito, proclamou os Jogos abertos, ele estava acompanhado da imperatriz Nagako.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. imperador naruhito abrira …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.