Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Índia diz que isolamento evitou número avassalador de casos de coronavírus

Placeholder - loading - Médico com roupa de proteção colhe amostra de homem para teste de coronavírus em Mumbai, na Índia 08/04/2020 REUTERS/Prashant Waydande
Médico com roupa de proteção colhe amostra de homem para teste de coronavírus em Mumbai, na Índia 08/04/2020 REUTERS/Prashant Waydande

Publicada em  

Por Sanjeev Miglani

NOVA DÉLHI (Reuters) - O governo da Índia comemorou nesta quinta-feira o sucesso inicial da luta contra a epidemia de coronavírus, dizendo que teria sido vítima de 820 mil casos até a próxima semana se não tivesse imposto um isolamento de âmbito nacional.

O número de pessoas infectadas com o vírus está em 5.865, incluindo 169 mortes, muito menos do que países como Estados Unidos, Itália e Espanha.

A decisão do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, de ordenar que o 1,3 bilhão de indianos ficasse em casa durante três semanas, o maior isolamento do mundo, ajudou a refrear o índice de infecções, disse Vikas Swarup, secretário do Ministério das Relações Exteriores -- embora tenha custado caro à economia e às centenas de milhões de pobres.

Até meados de abril, a quantidade de casos teria chegado a 820 mil, disse ele, citando uma avaliação interna do Conselho de Pesquisa Médica da Índia, muito mais do que o sistema de saúde pública subfinanciado e decrépito do país poderia suportar.

'Teríamos seguido o caminho italiano, se não tivéssemos feito o isolamento', disse Swarup a repórteres.

Segundo ele, a Índia começou a examinar pessoas vindas do exterior uma quinzena antes de o primeiro caso positivo vir à tona, em 30 de janeiro, enquanto a Itália só começou 25 dias após seu primeiro caso.

Swarup disse que o surto se concentrou em cerca de 75 dos mais de 600 distritos da nação, o que ajudou o governo a administrar melhor a crise.

Modi deve decidir nos próximos dois dias se prorroga o isolamento, que deveria terminar na próxima terça-feira. Milhões de pessoas perderam o emprego, principalmente aquelas que recebem por dia de trabalho e fugiram para suas casas no interior.

Vários Estados pediram uma prorrogação, dizendo que não conseguiriam lidar com uma disparada de casos. Odisha, no leste, anunciou nesta quinta-feira que continuará fechado até o final de abril, independentemente da decisão do governo federal.

'O gabinete estatal que se reuniu hoje decidiu que salvar a vida do nosso povo é a maior prioridade nesta conjuntura'.

'Assim sendo, decidimos prorrogar o isolamento até 30 de abril', disse o ministro-chefe de Odisha, Naveen Patnaik.

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. india diz que isolamento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.