Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Indian Oil compra petróleo do Brasil, Angola e Emirados Árabes Unidos para substituir produto russo, dizem fontes

Indian Oil compra petróleo do Brasil, Angola e Emirados Árabes Unidos para substituir produto russo, dizem fontes

Reuters

23/01/2026

Placeholder - loading - Navio de petróleo em terminal da Transpetro, em São Sebastião (SP). REUTERS/Jorge Silva/Archivo
Navio de petróleo em terminal da Transpetro, em São Sebastião (SP). REUTERS/Jorge Silva/Archivo

Por Nidhi Verma e Siyi Liu

NOVA ⁠DÉLHI/CINGAPURA, 23 Jan (Reuters) - A Indian Oil Corp, principal refinaria da Índia, comprou 7 milhões de barris de petróleo, incluindo da brasileira Petrobras, para carregamento em março, a fim de substituir o petróleo russo, informaram duas fontes comerciais familiarizadas com o assunto.

As refinarias indianas estão recalibrando suas estratégias para se afastar da Rússia, seu principal fornecedor, e aumentar as importações do Oriente Médio, uma medida que poderia ajudar Nova ​Délhi a fechar um acordo comercial ⁠com ⁠os Estados Unidos para reduzir as tarifas.

A refinaria adquiriu 1 milhão de barris do tipo Murban de Abu Dhabi da Shell e 2 milhões de barris de Upper Zakum da trader Mercuria, disseram as fontes. A IOC também adquiriu ‌1 milhão de barris de Hungo e 1 milhão de ​barris de Clove de Angola da Exxon, acrescentaram.

A ‌IOC também comprou ​2 ​milhões de barris de petróleo de Búzios, da Petrobras, de acordo com seu contrato opcional que oferece flexibilidade para fechar um acordo em ​termos mutuamente acordados, disseram as fontes.

Os detalhes sobre precificação não estavam imediatamente disponíveis.

Os compradores e vendedores de petróleo normalmente não fazem comentários sobre esses negócios devido a acordos de confidencialidade.

As importações de petróleo russo pela Índia caíram para o nível mais baixo em dois anos em dezembro, enquanto a parcela de importações dos países da Opep atingiu o nível mais alto em 11 meses, segundo dados comerciais.

A Índia emergiu como o maior comprador de petróleo bruto russo transportado por via marítima com desconto após o início da ⁠guerra da Ucrânia em 2022, mas as refinarias do país reduziram as ‌compras de petróleo russo após ⁠sanções ocidentais mais duras contra os principais produtores da Rússia em outubro.

No mês passado, a IOC comprou seu primeiro petróleo ‍colombiano em um acordo de fornecimento opcional com a estatal Ecopetrol e, pela primeira vez, ​comprou ‌o petróleo cru Oriente do Equador.

(Reportagem de Nidhi Verma e Siyi Liu)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.