Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Infecções respiratórias podem aumentar o risco de infarto

No entanto, isso pode ser evitado com a vacina contra a gripe e pneumonia.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Infecções respiratórias podem aumentar o risco de infarto"

Publicada em  

Pneumonia, bronquite ou até mesmo uma gripe pode ser gatilho para complicações do coração. Segundo estudo recente publicado no periódico científico Internal Medicine Journal, as chances de ter um ataque cardíaco aumentam em até 17 vezes depois de um quadro de infecção respiratória.

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, analisaram 578 voluntários que haviam sido hospitalizados por conta de um infarto. Os resultados revelaram que 17 por cento deles relataram sintomas de infecção respiratória dentro de sete dias antes do ataque cardíaco e 21 por cento descreveram sintomas por volta de 31 dias antes.

O estudo revelou ainda que o aumento na probabilidade de infarto não acontece necessariamente no início dos sintomas da infecção respiratória, mas atinge picos nos primeiros sete dias e vai reduzindo gradualmente ao longo de um mês.

“A incidência de ataques cardíacos é mais alta durante o inverno na Austrália. Este pico de inverno, visto não só na Austrália, mas também em outros países, em parte está provavelmente associado ao aumento da incidência de infecções respiratórias nessa época.”, disse Thomas Buckley, pesquisador da Escola de Enfermagem de Sydney e autor do estudo.

De acordo com a equipe de pesquisa, as possíveis razões para a infecção respiratória desencadear um ataque cardíaco incluem o aumento da coagulação sanguínea, inflamação, alterações no fluxo sanguíneo e a presença de toxinas que danificam os vasos. As infecções respiratórias podem causar inflamações, coágulos e até danos nos vasos sanguíneos.

No entanto, isso pode ser evitado com a vacina contra a gripe e pneumonia. “Considere estratégias preventivas onde for possível e não ignore os sintomas que poderiam indicar um ataque cardíaco. O próximo passo é identificar estratégias de tratamento, especialmente em indivíduos que podem ter maior suscetibilidade.”, recomendou Tofler.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. infeccoes respiratorias podem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.