alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Ingerir bebidas muito quentes eleva o risco de câncer de esôfago

    Novo estudo estipulou que temperaturas acima de 60°C já podem ser prejudiciais.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo um estudo publicado no periódico Cancer Epidemiology, mais de três xícaras de chá verde ou preto, o equivalente e 700 ml, ingeridas em temperaturas acima de 60ºC aumentam a probabilidade de câncer em 90%, se comparado a indivíduos que esperam o chá esfriar um pouco.

    Mas o risco da doença não está relacionado ao chá em si, mas sim ao seu calor. Por isso, qualquer bebida consumida muito quente pode aumentar o risco da neoplasia. “É possível que o trauma, causado pelo calor, leve a alterações celulares e, consequentemente, ao câncer”, explicou Stephen Evans, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido.

    O ideal, segundo especialistas, seria deixar a bebida esfriar um pouco antes de consumi-la. “De acordo com o nosso relatório, beber chá muito quente pode aumentar o risco de câncer de esôfago; portanto, é aconselhável esperar até que as bebidas esfriem antes de bebê-las”, aconselhou Farhad Islami, principal autor do estudo.

    Peter Goggi, da Associação Americana de Chá, ainda revelou que bebidas acima de 65ºC são comumente consumidas em países da América do Sul, incluindo o Brasil, além de países do Oriente Médio, como Turquia e Irã, assim como na China e na Rússia.

    Apesar dos resultados, os pesquisadores afirmam que mais pesquisas serão necessárias para determinar quais elementos associados ao chá são responsáveis por aumentar o risco de câncer de esôfago.

    A recomendação feita pela maioria das organizações de saúde ao redor do mundo é de que a temperatura de ingestão de bebidas não ultrapasse os 65ºC. Em 2016, a Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês) classificou qualquer bebida acima de 65ºC como possível carcinógeno.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

      1. Home
      2. noticias
      3. ingerir bebidas muito quentes …

      Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.