alexametrics
Conectando

    Ingestão de ibuprofeno durante a gravidez afeta fertilidade de meninas

    O medicamento é um anti-inflamatório bastante comum, sendo vendido sem prescrição médica e usado para tratar dores, febres e enxaquecas.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Mulheres grávidas que tomam ibuprofeno nas primeiras 24 semanas de gestação correm risco de prejudicar a fertilidade de bebês do sexo feminino, foi o que revelou estudo publicado no Human Reproduction.

    O ibuprofeno é um remédio anti-inflamatório bastante comum, sendo vendido sem prescrição médica e usada para tratar dores, febres e enxaquecas.

    Pesquisadores descobriram que o medicamento, quando exposto aos fetos nos primeiros meses de gravidez, causa grande perda de células germinativas nos bebês.

    De acordo com o estudo, tomar o remédio por apenas alguns dias já pode causar problemas de fertilidade. A estimativa é que 30 por cento das mulheres usam a medicação durante os primeiros três meses de gestação.

    A pesquisa analisou 185 fetos que tinham de sete a 12 semanas. Através de análises em laboratório, foi descoberto que o medicamento pode atravessar a barreira placentária. Tecidos fetais expostos ao ibuprofeno durante sete dias apresentavam só metade do número de células germinativas no ovário.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.