Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Israel lançará mais ataques direcionados ao Hamas, bombardeios atingem campos de refugiados em Gaza

Placeholder - loading - Soldados israelenses em Gaza 04/01/2023 Forças de Defesa de Israel/Divulgação via REUTERS
Soldados israelenses em Gaza 04/01/2023 Forças de Defesa de Israel/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Nidal al-Mughrabi e Arafat Barbakh

(Reuters) - Israel anunciou uma abordagem mais direcionada para caçar os combatentes do Hamas e seus líderes, enquanto seu ataque aéreo bombardeava a Faixa de Gaza, forçando algumas famílias desalojadas a fugir para a segurança montadas em carroças de burro carregadas com pertences e levando crianças.

Os bombardeios israelenses em Gaza, na quinta-feira, mataram mais de 20 palestinos, incluindo 16 na cidade de Khan Younis, em uma área costeira do sul repleta de pessoas que fugiram de outras partes do enclave, segundo autoridades de saúde de Gaza.

Entre os mortos havia nove crianças, segundo eles. Separadamente, cinco palestinos foram mortos em um ataque aéreo israelense contra um carro no campo de refugiados de Al-Nusseirat, disseram autoridades de saúde à Reuters. Os moradores de Gaza disseram que aviões e tanques israelenses também bombardearam dois outros campos de refugiados, levando muitos a se dirigirem para o sul.

As pessoas saíram dos campos de refugiados de Al-Bureij, Al-Maghazi e Al-Nusseirat na quinta-feira após os ataques, com algumas famílias andando em carroças puxadas por burros carregadas de colchões, bagagens e levando crianças. A chuva transformou a terra em lama, aumentando a miséria.

Ao cair da noite de quinta-feira, moradores da região central da Faixa de Gaza disseram que os aviões e tanques israelenses intensificaram seus bombardeios na direção leste dos campos de Al-Maghazi e Al-Nusseirat.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, delineou na quinta-feira um novo estágio da guerra de Israel em Gaza: uma abordagem mais direcionada no norte e mais perseguição aos líderes do Hamas no sul, enquanto Israel busca libertar os reféns remanescentes mantidos pelo Hamas.

Sob pressão internacional para mudar para operações de combate menos intensas e diante de desafios econômicos, Israel tem reduzido suas forças em Gaza para permitir que milhares de reservistas retornem aos seus postos de trabalho.

Gallant disse em um comunicado que as operações no norte incluiriam incursões, demolição de túneis, ataques aéreos e terrestres e operações de forças especiais.

No sul, onde a maior parte dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza vive atualmente em tendas e outros abrigos temporários, o foco seria eliminar os líderes do Hamas e resgatar os 132 reféns israelenses restantes dos 240 sequestrados em 7 de outubro.

Após a guerra, o Hamas não controlaria mais Gaza, disse Gallant, acrescentando que o enclave seria administrado por órgãos palestinos enquanto não houvesse ameaça a Israel.

Com o objetivo de ajudar a evitar a expansão do conflito, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, viajará na quinta-feira para o Oriente Médio para uma semana de diplomacia, informou o Departamento de Estado.

PREOCUPAÇÃO DE QUE O CONFLITO POSSA SE ESPALHAR

A guerra de Israel contra o Hamas está se aproximando da marca de três meses, em meio à preocupação internacional de que o conflito esteja se espalhando para além de Gaza, atingindo a Cisjordânia ocupada por Israel, as forças do Hezbollah na fronteira entre Líbano e Israel e as rotas marítimas do Mar Vermelho.

A preocupação aumentou depois que um ataque de drone na terça-feira matou o vice-líder do Hamas, Saleh al-Arouri, em Beirute, capital do Líbano. Ele foi sepultado no campo palestino de Shatila, na quinta-feira, em meio a multidões de pessoas que lamentavam a morte e disparavam rajadas de tiros.

O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse na quarta-feira que sua poderosa milícia xiita apoiada pelo Irã 'não pode ficar em silêncio' após o assassinato, mas não fez ameaças concretas de agir contra Israel em apoio ao Hamas.

O Hezbollah tem se envolvido em trocas de tiros quase diárias com Israel na fronteira sul do Líbano desde o início da guerra de Gaza.

Israel não confirmou nem negou o assassinato de Arouri. O país prometeu aniquilar o Hamas após o ataque do grupo islâmico no sul de Israel em 7 de outubro, no qual, segundo Israel, 1.200 pessoas foram mortas.

A blitz terrestre e aérea de Israel devastou Gaza. O número total de mortes palestinas registradas chegou a 22.438 na quinta-feira - quase 1% da população de 2,3 milhões, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.

O Ministério da Saúde palestino disse na sexta-feira que um rapaz de 17 anos foi morto pelas forças israelenses e outros quatro ficaram feridos em Beit Rima, na Cisjordânia.

Israel afirmou ter matado 8.000 combatentes em Gaza.

Além da violência na região, duas explosões na quarta-feira mataram quase 100 pessoas durante uma cerimônia em memória do falecido general iraniano Qasem Soleimani no cemitério no sudeste do Irã, onde ele está enterrado. O grupo militante muçulmano sunita Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade.

(Reportagem de Mohammad Azakir, em Beirute; Nidal al-Mughrabi, no Cairo; Arafat Barbakh, em Gaza; Maayan Lubell, na fronteira entre Israel e Gaza; Dan Williams e Emily Rose, em Jerusalém, e Trevor Hunnicutt e Jonathan Landay, em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. israel lancara mais ataques …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.