Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Johnson pedirá adiamento do Brexit se não obtiver acordo até dia 19, mostram autos

Placeholder - loading - Premiê britânico, Boris Johnson 03/10/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Premiê britânico, Boris Johnson 03/10/2019 REUTERS/Henry Nicholls

Publicada em  

Atualizada em  

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, enviará uma carta à União Europeia pedindo o adiamento da separação britânica do bloco se nenhum acordo de saída tiver sido acertado até 19 de outubro, o governo admitiu pela primeira vez nesta sexta-feira.

Com o prazo final de 31 de outubro para a saída do Reino Unido cada vez mais próximo, Johnson vem afirmando seguidamente que não pedirá um adiamento para o Brexit, mas também que não violará uma lei que o obriga a solicitar uma extensão, se nenhum acordo de saída for acertado.

Ele não explica a aparente contradição em seus comentários e adversários dizem acreditar que ele buscará algum tipo de rota de fuga legal ou tentará pressionar a UE a se recusar a concordar com um pedido de extensão.

Na quarta-feira, Johnson apresentou à UE novas propostas que espera que conduzam a um acordo de desfiliação, embora o bloco tenha respondido com profundo ceticismo, afirmando que são necessárias mais concessões para evitar um Brexit sem acordo. O Parlamento britânico se recusou a endossar um pacto que sua antecessora firmou com líderes da UE.

Mas pouco mais de uma semana depois de a Suprema Corte britânica decidir que Johnson suspendeu o Parlamento ilegalmente e semanas antes do prazo, ativistas anti-Brexit procuraram as cortes para tentar impedir que o Reino Unido saia sem um acordo.

Os ativistas anti-Brexit apresentaram duas contestações relacionadas contra Johnson na Câmara Exterior da Corte de Sessões da Escócia, em Edimburgo, e à Câmara Interior, o maior tribunal escocês.

Os casos não pleiteiam somente uma ordem legal que force Johnson a acatar a lei que exige que ele adie o Brexit se não tiver acertado um tratado de retirada nas duas próximas semanas. Querem que, caso ele não o faça, a corte use seus poderes, inexistentes nos tribunais ingleses, para escrever a líderes da UE pedindo uma prorrogação em seu nome.

A contestação legal ainda diz que, em caso de desobediência, as cortes podem impor penalidades, 'incluindo multas e encarceramento'.

Eles argumentam que um Brexit sem acordo teria repercussões econômicas calamitosas para o país depois que este romper com o bloco político e comercial ao qual se juntou em 1973.

Em declarações ao tribunal escocês lidas pelo advogado dos ativistas, Aidan O'Neill, o governo disse que Johnson aceitou que ele é obrigado a enviar uma carta à UE em 19 de outubro, pedindo um adiamento se nenhum acordo tiver sido fechado e que se uma extensão for concedida, o Reino Unido também concordará.

O'Neill disse que as declarações eram 'diretamente contrárias ao que o primeiro-ministro estava dizendo ao Parlamento ontem'.

Um porta-voz de Johnson disse que não poderia comentar processos em andamento.

(Reportagem adicional de Graham Fahy em Dublin)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. johnson pedira adiamento do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.