Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Jucá deixa liderança do governo por divergência sobre crise de venezuelanos em Roraima

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Jucá deixa liderança do governo por divergência sobre crise de venezuelanos em Roraima"

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O senador Romero Jucá (MDB-RR) anunciou nesta segunda-feira que deixou o cargo de líder do governo do presidente Michel Temer no Senado por discordar da forma que a gestão do emedebista está lidando com a crise de refugiados venezuelanos em Roraima.

'Acabo de comunicar ao presidente @MichelTemer que deixo a liderança do Governo por discordar da forma como o governo federal está tratando a questão dos venezuelanos em Roraima', escreveu o parlamentar em sua conta no Twitter.

Roraima tem recebido um grande fluxo de venezuelanos que deixam seu país natal por causa da grave situação econômica e social que o atinge. A crise imigratória ganhou contornos violentos na última semana, depois que venezuelanos foram expulsos do acampamento que ocupavam na cidade fronteiriça de Pacaraima, em Roraima, sendo forçados a fugirem de volta para o lado venezuelano.

Em sua publicação na rede social, Jucá não especificou quais são suas divergências sobre a política de Temer para a crise, mas o senador, que tenta a reeleição na eleição deste ano, tem defendido uma cota para a entrada de venezuelanos e a suspensão da passagem de fronteira em Pacaraima.

Em entrevista coletiva no início desta noite no Palácio do Planalto, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que Jucá tomou uma atitude 'ética' ao deixar a liderança do governo no Senado.

'O senador nos sugeriu uma medida, o fechamento mesmo que temporário da fronteira. O presidente, pelos compromissos internacionais que nós temos e em função da tradição brasileira de acolhimento, não cabia esse tipo de atitude, era impossível esse tipo de atitude neste momento e o senador então tomou essa decisão', disse Marun.

'O senador Jucá está tomando uma atitude ética. A partir do momento em que ele discorda da nossa atitude em relação à questão, ele decide se afastar da liderança do governo e, a partir daí, ele tem o direito de tomar as atitudes que entender as mais devidas para a questão.'

Marun disse que um substituto deve ser definido na terça-feira e negou que a decisão de Jucá tenha tido caráter eleitoreiro.

'Nós pretendemos até amanhã ter resolvida essa situação. O presidente tem algumas ideias de convite e até amanhã isso estará solucionado', comentou.

Pesquisa Ibope divulgada no dia 17 apontou Jucá numericamente na terceira posição na disputa pelas duas vagas para o Senado em Roraima, ainda que no chamado empate técnico. Mas Marun rejeitou a hipótese de Jucá deixar a liderança do governo para se descolar de Temer, que é altamente impopular.

'A questão do senador Jucá é uma questão local', disse o ministro. 'Não vejo como um ato eleitoreiro, vejo como ato de uma pessoa digna.'

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. juca deixa lideranca do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.