Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Juiz nega pedido da plataforma X para bloquear lei de moderação de conteúdo na Califórnia

Placeholder - loading - REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

Publicada em  

Por Mrinmay Dey

(Reuters) - A empresa de mídia social X não conseguiu bloquear uma lei estadual da Califórnia que exige que corporações do tipo divulguem publicamente como moderam determinado conteúdo em suas plataformas.

O X, anteriormente conhecido como Twitter, processou a Califórnia em setembro para desfazer a lei de moderação de conteúdo, afirmando que a lei violava seus direitos de liberdade de expressão de acordo com a 1ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos e a Constituição estadual da Califórnia.

A lei exige que as empresas de mídia social com uma receita bruta anual considerável emitam relatórios semestrais que descrevam suas práticas de moderação de conteúdo e forneçam dados sobre o número de publicações questionáveis e como elas foram tratadas.

O juiz distrital William Shubb, em uma decisão de oito páginas, indeferiu o pedido da empresa.

'Embora a exigência de relatório pareça impor um ônus substancial de compliance às empresas de mídia social, não parece que a exigência seja injustificada ou indevidamente onerosa no contexto da lei da 1ª Emenda', escreveu Shubb.

O X não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Shubb considerou que os requisitos dos 'termos de serviço' da lei são integrais e disse que sua presença poderia ser um fator decisivo importante para os usuários.

O X tem sido criticado por suas regras de moderação de conteúdo, com muitas empresas interrompendo a divulgação de publicidade na plataforma. Desde que Musk assumiu o controle do X em outubro de 2022, sua receita mensal de anúncios nos EUA caiu pelo menos 55% sobre o ano a cada mês, de acordo com dados de terceiros fornecidos à Reuters em outubro.

A plataforma também enfrenta escrutínio na Europa. Neste mês, a União Europeia disse que estava investigando o X por suspeita de violações de obrigações, em parte relacionadas a publicações após os ataques do Hamas a Israel, sua primeira investigação de acordo com a Lei de Serviços Digitais (DSA).

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. juiz nega pedido da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.