Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Keane é o artista da semana!

Banda é um sucesso em todo mundo, inclusive no Brasil

Placeholder - loading - Keane - Photoshoot/Divulgação
Keane - Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Conhecida mundialmente pelo carisma infinito, além de composições emocionantes, a banda inglesa de rock alternativo Keane, foi formada no final dos anos 90 por Tim Rice, Tom Chaplin, Jesse Quin e Richard Hughes. Originalmente a formação também incluía o guitarrista Dominic Scott, mas ele deixou o grupo em 2001. O primeiro single da banda, “Call Me What You Like”, foi lançado em fevereiro de 2000 e no ano seguinte eles lançaram “Wolf at the Door”, mas infelizmente não alcançaram o sucesso desejado de início, o que levou a saída de Dominic.

Veja também: Keane anuncia coletânea de sucessos

Sem guitarrista, o grupo passou por momentos difíceis e precisou se reinventar quase que totalmente, então o piano foi adotado como instrumento principal e os resultados positivos começam a surgir. Em 2002, foram convidados a gravar pelo selo Fierce Panda, o que resultou nas canções "Everybody's Changing" e "This Is The Last Time". Foi no dia 10 de maio 2004, que finalmente lançaram o álbum de estreia, “Hopes and Fears”, apenas um dia antes da banda começar sua primeira turnê mundial. O disco estreou em primeiro lugar na UK Albums Chart e se tornou o segundo álbum britânico mais vendido do ano, alcançando platina 9 vezes no Reino Unido. Em 2005, a banda ganhou dois prêmios no Brit Awards, ficando à frente de grupos renomados como Muse e Franz Ferdinand. O segundo álbum de estúdio, intitulado “Under The Iron Sea”, foi lançado em 2006, alcançando da mesma forma que o primeiro, grande sucesso e correspondendo às expectativas depositadas pelos fãs sobre a banda. Estreando em primeiro lugar nas paradas britânicas, o disco vendeu cerca de 3 milhões de cópias pelo mundo.

Apesar de estarem em uma boa fase, a banda passou por momentos obscuros em 2006. Neste ano o vocalista e guitarrista, Tom Chaplin, enfrentou problemas profundos com depressão e vícios. Tal fato afetou a estabilidade do grupo. Porém, Tom passou por processo de reabilitação, se recuperou e o Keane seguiu suas atividades com turnês e eventos especiais, incluindo a gravação de um DVD para o projeto War Child, organização que apoia a causa de crianças vítimas de guerras. Essa parceria contou com a presença no DVD de artistas como Pet Shop Boys, The Magic Numbers e Lily Allen. Além disso, neste momento também foi lançado o single "The Night Sky". A gravação desse DVD também contou com um fato marcante na história da banda. Pela primeira vez, o baixista Jesse Quin tocou com o grupo. A partir desse momento, Quin passou a acompanhar a banda e em 2010 foi anunciado como membro oficial.

No ano de 2012, a banda lançou seu quarto álbum de estúdio, “Strangeland”, que alcançou o Top 10 nas paradas de muitos países, incluindo o Brasil. O primeiro single, "Silenced by the Night" tornou-se um hit em vários países europeus. No ano seguinte realizaram uma turnê mundial, para comemorar dez anos incríveis da banda e lançaram o álbum “The Best of Keane”, que entrou nas paradas do Reino Unido na posição 10.

Após isso, a banda decidiu entrar em um hiato sem data para retorno. Tom esteve em carreira solo por algum tempo e lançou “The Wave”, fazendo turnês com a nova banda e, também, um CD só com músicas natalinas. Em 2019, após 6 anos de pausa, foi anunciado oficialmente o retorno da banda e o lançamento de um novo álbum, “Cause and Effect”, o quinto disco de estúdio do grupo lançado em setembro do mesmo ano. Enquanto a banda não lança novos trabalhos você pode continuar curtindo seus grandes sucessos aqui na Antena 1! Ficou curioso e quer saber mais sobre a banda? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista, clicando aqui!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. keane e o artista da semana

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.