Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Legislativo do Equador inicia nova sessão e Noboa se junta à esquerda para garantir maioria

Placeholder - loading - Henry Kronfle, chega à primeira sessão do Legislativo desde a dissolução da assembleia 17/11/2023 REUTERS/Karen Toro
Henry Kronfle, chega à primeira sessão do Legislativo desde a dissolução da assembleia 17/11/2023 REUTERS/Karen Toro

Publicada em  

Por Alexandra Valencia

QUITO (Reuters) - A Assembleia Nacional do Equador escolheu um conservador como seu presidente nesta sexta-feira enquanto inicia um novo período legislativo, em meio a um acordo entre os partidos do presidente eleito, Daniel Noboa, e do ex-presidente Rafael Correa para formar uma maioria.

O empresário Henry Kronfle, de 51 anos, foi eleito com 128 votos dos 137 membros do Legislativo. Nove se abstiveram.

O Legislativo foi dissolvido em maio pelo presidente que deixa o cargo, Guillermo Lasso, para evitar o seu provável impeachment, antecipando as eleições parlamentares e presidenciais marcadas para 2025.

O Partido Social Cristão (PSC), conservador, o movimento Revolução Cidadã, de Correa, e a Ação Democrática Nacional (ADN), de Noboa, concordaram em formar uma maioria legislativa de pelo menos 85 votos.

'Vamos construir um país melhor, para além dos nossos partidos e movimentos, no qual possamos cumprir tantas promessas não cumpridas ao povo equatoriano', disse Kronfle, do PSC, após assumir o cargo.

O acordo faz parte de 'uma grande união para fazer o país avançar', disse Noboa na quarta-feira, acrescentando que terá tolerância zero com a corrupção ou com qualquer pessoa que bloqueie os projetos do governo.

(Reportagem de Alexandra Valencia)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. legislativo do equador inicia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.