Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Leilão de privatização da geradora de energia Emae deve ocorrer em maio, diz Tarcísio

Placeholder - loading - Hidrelétrica de Belo Monte  15/07/2021 REUTERS/Bruno Kelly
Hidrelétrica de Belo Monte 15/07/2021 REUTERS/Bruno Kelly

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O leilão de privatização da geradora de energia Emae deve ocorrer no mês de maio, disse nesta quarta-feira o governador paulista, Tarcísio de Freitas.

'O processo já está definido, o estudo está bastante adiantado, e a gente deve levar isso para mercado no mês de maio. A previsão é que em maio a gente faça a operação', afirmou Tarcísio em entrevista coletiva após inauguração de uma usina solar flutuante na represa Billings.

A nova previsão representa um atraso em relação ao cronograma comentado até então pelo governo paulista, que pretendia realizar a venda da totalidade de sua participação na Emae no primeiro trimestre deste ano.

Segundo informações divulgadas no fim de dezembro do ano passado, em audiência pública sobre a privatização, os assessores contratados ainda estão finalizando a avaliação econômico-financeira da Emae, análise que baseará o valor mínimo para aquisição das ações da companhia no leilão.

Ainda não há uma data definida para o lançamento do edital do leilão.

Última estatal de energia elétrica do governo paulista, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) detém e opera um sistema hidráulico e gerador de energia que se estende do município de Salto até a Baixada Santista, passando pela região metropolitana de São Paulo. Seu principal ativo é a usina hidrelétrica de Henry Borden, com 889 megawatts (MW) de potência.

O portfólio da empresa inclui mais três hidrelétricas de menor porte, que junto com Henry Borden somam 960,8 MW, e uma termelétrica de 472 MW arrendada para a Baixada Santista Energia (BSE), subsidiária integral da Petrobras.

O Estado de São Paulo detém 97,6% das ações ordinárias da Emae, ou 39,0% do capital total. Outro acionista importante é a Eletrobras, com 64,8% das ações preferenciais da empresa, e também 39% do capital total. Não há direito de preferência da Eletrobras para aquisição das ações da Emae.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. leilao de privatizacao da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.