Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Letra e Tradução: P!nk – What About Us

Confira o significado por trás de um dos hits de maior sucesso da artista

Publicada em  

Aprenda a cantar e confira o significado de hits com a Antena 1 de uma maneira divertida e prática. O single de hoje é “What About Us” da cantora e compositora estadunidense vencedora de três Grammys, P!nk.

A canção foi lançada no dia 10 de agosto de 2017, através da gravadora RCA Records, como a primeira para compor o sétimo álbum de estúdio da artista, intitulado “Beautiful Trauma” (2017), o qual recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop na 61ª cerimônia de premiação em 2019.

O single foi escrito em colaboração com P!nk, o compositor Johnny McDaid e seu produtor musical Steve Mac, sendo produzido pelo último. Segundo a própria cantora, a inspiração veio através da situação política da época, o utilizando como uma forma de protesto e mesclando com letras poéticas e inclusivas.

História da Música

capa do álbum Beautiful Drama da Pink
Toque para aumentar

O processo da música se deu ao longo de um hiato que P!nk decidiu dar em sua carreira em janeiro de 2014, que chegou a durar quatro anos. Ao longo deste período ela aproveitou para concentrar toda a sua atenção e saúde na vida pessoal e familiar, trazendo ainda mais inspirações, e consequentemente mais músicas. Cerca de cinquenta músicas foram compostas durante a produção da coletânea “Beautiful Trauma”, incluindo "What About Us".

Em uma entrevista concedida à revista norte-americana Vulture, P!nk contou como foi a experiência de escrever a música: "foi apenas mais um dia em que eu estava com raiva do que estava acontecendo no mundo". Ela ainda disse que chamou McDaid para debater e desenvolver ideias para as músicas do projeto. Johnny afirmou também que a artista tinha "muito a dizer" e se expressou "muito profundamente''.

Quando perguntado sobre a criação da música, McDaid disse: “Do meu ponto de vista, a criação é sobre olhar para dentro de si mesmo, interagir. É como a alquimia, você sabe, você interage com a pessoa lá na sala e... essas coisas, essas ideias surgem e para que servem as ideias [Pink] provavelmente são diferentes até mesmo da pessoa que ouve. E essa é a beleza dela, ela realmente permite que as pessoas recebam sua música do jeito que recebem”. E ele ainda acrescentou: “[Pink] é bastante destemida. Foi inspirador trabalhar com alguém que arriscaria dizer as coisas que ela diz, do jeito que ela diz, isso é realmente um artista.”

De acordo com Pink, a natureza "mais sofisticada" da música vem de uma letra poética e inclusiva, que serve como uma uma mensagem sobre pessoas ao redor do mundo que se sentem ignoradas ou esquecidas. Além disso, a faixa também se inspirou principalmente nas eleições presidenciais dos Estados Unidos que ocorreram no ano de 2016.

Em entrevista à , McDaid disse que o nome da faixa "What About Us" "é uma pergunta ... não uma instrução", e a pergunta pouco clara é "essencial para seu brilho". Na letra, Pink faz perguntas urgentes durante o refrão "insistente" e "soaring", cantando: "E nós?/ E todas as vezes que você disse que tinha as respostas?/ E nós? / E quanto a todos os felizes para sempre quebrados?". Na época, muitos dos especialistas em música consideraram o single "como um hino de resistência ao estado atual dos assuntos políticos".

Recepção crítica

A canção foi bem recebida pelos críticos musicais, sendo grande parte delas positivas. Os representantes das mais cobiçadas revistas de música ao redor do mundo comentaram sobre a obra. Confira:

  • Rolling Stone: “hino emotivo da pista de dança”
  • The New York Times: destacando os vocais da cantora, “ela deixa a emoção em sua tremenda voz fazer o trabalho pesado, mudando de admiração para frustração e raiva”
  • Variety: “triste batida de pista de dança" com letras suplicantes e de "busca da alma”
  • Billboard: notou semelhanças entre a "incursão espectral do EDM" de "What About Us" e "A Sky Full of Stars". Além disso, também afirmou que a música "hino" também tem temas de "mágoa, raiva e medo", considerando a faixa como um "hino político".
capap do single "What About Us" da Pink
Toque para aumentar

Desempenho Comercial

Quanto ao seu desempenho comercial, é claro que, como o esperado, foi um verdadeiro sucesso para a carreira de P!nk. Em território norte-americano"What About Us" estreou na 82ª posição na na primeira semana após seu lançamento oficial.

De acordo com a Nielsen SoundScan, sistema de informação que faz todos os levantamentos de vendas de música e vídeo produtos, a música vendeu mais de 16 mil cópias no primeiro dia de estreia, entrando na parada de músicas digitais dos EUA na 30ª colocação. Não demorou muito para alcançar o nº 3 na parada, e subir para o nº 29 no Hot 100, vendendo 55 mil cópias, tornando-se a 23ª música de Pink no Top 40.

Com o lançamento oficial do disco “Beautiful Trauma”, no dia 13 de outubro daquele mesmo ano, o single subiu ainda mais posições, alcançando o nº 13 no Hot 100. Nas rádios norte-americanas, "What About Us" chegou a obter 30 milhões de impressões de audiência.

Naquela época, "What About Us" se tornou a 9ª música da cantora a alcançar o topo na parada de músicas pop adultas dos EUA, ultrapassando Katy Perry e dando a Pink o título de ser a artista solo com mais músicas no topo das paradas, além de também colocá-la em 2º na lista de artistas com mais singles número um na parada, ficando apenas atrás da banda Maroon 5.

Em outubro de 2017, ou seja, dois meses depois da estreia do single, a Nielsen SoundScan informou que a música havia vendido quase 300 mil cópias em território estadunidense. E mais tarde foi disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) pela venda de 1 milhão de unidades certificadas no país.

No Canadá, a música alcançou a 6ª posição no Canadian Hot 100 e recebeu uma certificação de platina tripla da Music Canada (MC) por acumular 320 mil unidades de vendas equivalentes.

No Reino Unido, "What About Us" entrou no UK Singles Chart na 83ª colocação e, surpreendentemente, uma semana depois subiu para o 5º lugar, vendendo cerca de 23 mil unidades. Duas semanas depois, a faixa subiu ainda mais para o 3º lugar, vendendo aproximadamente 34 mil cópias, passando três semanas não consecutivas em sua posição de pico.

Conquistando mais um reconhecimento, a canção foi certificada como dupla platina pela British Phonographic Industry (BPI) por acumular vendas de 1,2 milhões de unidades no país britânico.

Em outros países da Europa ela também fez um grande sucesso comercial, liderando as principais paradas em diversos, como Polônia e Suíça; e alcançou o top 10 em outras paradas, incluindo Áustria, Alemanha e Itália. Na França foi certificada diamante pelo Syndicat National de l'Édition Phonographique (SNEP), a parada musical oficial do país e também faz parte do ramo fonográfico da região, por acumular 333.333 unidades de vendas equivalentes naquele território.

Um pouco mais além no globo, na Austrália, "What About Us" estreou no topo do ARIA Singles Chart, onde permaneceu ao longo de duas semanas consecutivas como o 9º single número um de Pink no país. Ela chegou a ser certificada quatro vezes platina pela Australian Recording Industry Association (ARIA), representando vendas de 280 mil unidades equivalentes.

Na Nova Zelândia, a canção foi premiada com uma certificação de platina pela Recorded Music NZ (RMNZ) pelas vendas de mais de 30 mil cópias unidades equivalentes no país.

Vale lembrar que "What About Us" recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Pop Solo na 60ª cerimônia anual em 2018.

Letra e Tradução

Aprenda a cantar e confira o significado de inúmeros hits com a Antena 1 de uma maneira divertida e prática. Confira o vídeo exclusivo da Antena 1 de “What About Us”:



Veja a tradução e a lyric na íntegra:

We are searchlights, we can see in the dark

We are rockets, pointing up at the stars

We are billions of beautiful hearts

And you sold us down the river too far

Nós somos holofotes, podemos ver no escuro

Nós somos foguetes, apontando para as estrelas

Nós somos bilhões de belos corações

E você nos vendeu e nos traiu

What about us?

What about all the times

you said you had the answers?

What about us?

What about all the broken happy ever afters?

What about us?

What about all the plans

that ended in disaster?

What about love? What about trust?

What about us?

E quanto a nós?

E quanto a todas as vezes

em que você disse ter as respostas?

E quanto a nós?

E todos os "felizes para sempre" destruídos?

E quanto a nós?

E quanto a todos os planos

que acabaram em desastre?

E quanto ao amor? E quanto à confiança?

E quanto a nós?

We are problems that want to be solved

We are children that need to be loved

We were willing, we came when you called

But man you fooled us, enough is enough

Nós somos problemas que querem ser resolvidos

Somos crianças que precisam ser amadas

Estávamos dispostos, viemos quando você chamou

Mas, cara, você nos enganou, e agora já deu

What about us?

What about all the times

you said you had the answers?

What about us?

What about all the broken happy ever afters?

What about us?

What about all the plans that ended in disaster?

What about love? What about trust?

What about us?

E quanto a nós?

E quanto todas as vezes

em que você disse ter as respostas?

E quanto a nós?

E todos os "felizes para sempre" destruídos?

E quanto a nós?

E todos os planos que acabaram em desastre?

E quanto ao amor? E quanto à confiança?

E quanto a nós?

What about us?

What about all the plans that ended in disaster?

What about love? What about trust?

What about us?

E quanto a nós?

E todos os planos que acabaram em desastre?

E quanto ao amor? E quanto à confiança?

E quanto a nós?

Sticks and stones they may break these bones

But then I'll be ready,

are you ready?

It's the start of us, waking up come on

Are you ready? I'll be ready

I don't want control, I want to let go

Are you ready? I'll be ready

And now it's time to let them know

Are you ready?

What about us?

Pedras e paus podem quebrar estes ossos

Mas então eu estarei pronta,

vocês estão prontos?

É o começo de nós, estamos acordando, venha

Vocês estão prontos? Eu estarei pronta

Eu não quero controle, eu quero desapegar

Vocês estão prontos? Eu estarei pronta

E agora é hora de deixá-los saber

(Vocês estão prontos?)

E quanto a nós?

What about us?

What about all the times

you said you had the answers?

What about us?

What about all the broken happy ever afters?

What about us?

What about all the plans that ended in disaster?

What about love? What about trust?

What about us?

E quanto a nós?

E quanto a todas as vezes

em que você disse ter as respostas?

E quanto a nós?

E todos os "felizes para sempre" destruídos?

E quanto a nós?

E todos os planos que acabaram em desastre?

E quanto ao amor? E quanto à confiança?

E quanto a nós?

What about us?

What about us?

What about us?

E quanto a nós?

E quanto a nós?

E quanto a nós?

What about us?

What about us?

What about us?

E quanto a nós?

E quanto a nós?

E quanto a nós?

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: LILY ALLEN É O DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO

“BLINDING LIGHTS”: HIT DE THE WEEKND RECEBE O CERTIFICADO 8 VEZES PLATINA NO BRASIL

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. letra e traducao p nk what …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.