Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Levar uma vida saudável pode evitar sintomas do Alzheimer

Pesquisadores descobriram uma ligação entre idosos com Alzheimer que não apresentavam sintomas da doença e o estilo de vida que levavam.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Levar uma vida saudável pode evitar sintomas do Alzheimer"

Publicada em  

Um estudo recente mostrou que nem todos os pacientes com Alzheimer manifestam os sintomas da doença, como perda de memória e confusão. O segredo disso, segundo pesquisadores, estaria na manutenção de hábitos saudáveis e uma vida ativa, mesmo após a velhice. Os resultados do estudo podem ser conferidos em publicação no periódico científico The Lancet Neurology.

Que viver de forma saudável na velhice pode evitar a demência não é novidade: estudos anteriores já haviam indicado essa tendência. Mas esta é a primeira pesquisa a sugerir que bons hábitos podem, inclusive, prevenir o surgimento dos sintomas.

Segundo os autores, a fragilidade pode desencadear a expressão clínica da demência. Mas, em quem não é frágil, ela permanece assintomática.

Para chegar a essa conclusão, a equipe avaliou 456 idosos matriculados em um projeto de memória e envelhecimento.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Dalhousie, no Canadá, os pacientes assintomáticos tinham menos fadiga, menos osteoporose, problemas nas articulações, no coração e de mobilidade. Além disso, também apresentavam boa capacidade de preparar refeições, que é um indício de boa saúde.

“É possível que ajudar as pessoas a manterem a independência mais tarde na vida ajude a reduzir o risco de demência e a gravidade dos sintomas debilitantes comuns nesta doença”, comentou Kenneth Rockwood, principal autor do estudo.

Os pesquisadores acreditam que os resultados reforçam a hipótese de que a demência é um fenômeno complexo, que está relacionado a diversas alterações no organismo e não apenas a alterações cerebrais.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. levar uma vida saudavel pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.