alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1

    Levar uma vida saudável pode evitar sintomas do Alzheimer

    Pesquisadores descobriram uma ligação entre idosos com Alzheimer que não apresentavam sintomas da doença e o estilo de vida que levavam.

    Placeholder - loading - news single img

    Publicada em  

    Um estudo recente mostrou que nem todos os pacientes com Alzheimer manifestam os sintomas da doença, como perda de memória e confusão. O segredo disso, segundo pesquisadores, estaria na manutenção de hábitos saudáveis e uma vida ativa, mesmo após a velhice. Os resultados do estudo podem ser conferidos em publicação no periódico científico The Lancet Neurology.

    Que viver de forma saudável na velhice pode evitar a demência não é novidade: estudos anteriores já haviam indicado essa tendência. Mas esta é a primeira pesquisa a sugerir que bons hábitos podem, inclusive, prevenir o surgimento dos sintomas.

    Segundo os autores, a fragilidade pode desencadear a expressão clínica da demência. Mas, em quem não é frágil, ela permanece assintomática.

    Para chegar a essa conclusão, a equipe avaliou 456 idosos matriculados em um projeto de memória e envelhecimento.

    De acordo com pesquisadores da Universidade de Dalhousie, no Canadá, os pacientes assintomáticos tinham menos fadiga, menos osteoporose, problemas nas articulações, no coração e de mobilidade. Além disso, também apresentavam boa capacidade de preparar refeições, que é um indício de boa saúde.

    “É possível que ajudar as pessoas a manterem a independência mais tarde na vida ajude a reduzir o risco de demência e a gravidade dos sintomas debilitantes comuns nesta doença”, comentou Kenneth Rockwood, principal autor do estudo.

    Os pesquisadores acreditam que os resultados reforçam a hipótese de que a demência é um fenômeno complexo, que está relacionado a diversas alterações no organismo e não apenas a alterações cerebrais.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. levar uma vida saudavel pode …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.