Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir se autoriza Maranhão a importar Sputnik V

Placeholder - loading - Ricardo Lewandowski em Brasília 09/08/2016 REUTERS/Adriano Machado
Ricardo Lewandowski em Brasília 09/08/2016 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta terça-feira um pedido de liminar para determinar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decida em até 30 dias sobre uma autorização excepcional para importação da vacina russa Sputnik V contra Covid-19 pelo governo do Maranhão.

Governadores da Região Nordeste têm pressionado a Anvisa a liberar o uso da vacina russa em meio ao atraso na imunização e o pior momento da pandemia no país.

Na decisão, Lewandowski citou lei recentemente aprovada pelo Congresso que determina uma avaliação em 30 dias pela Anvisa da importação excepcional de vacinas contra Covid-19 no caso de não haver um relatório de análise por órgão internacional.

'Visto isso, e tendo em conta, especialmente, o preocupante quadro sanita?rio nacional, entendo que a importac?a?o de vacinas pelo Estado do Maranha?o representara? um importante reforc?o a?s ac?o?es desenvolvidas sob os auspi?cios do Plano Nacional de Imunizac?a?o, notoriamente insuficientes, diante da surpreendente dina?mica de propagac?a?o do vi?rus causador da pandemia', disse.

'Por isso, julgo ser de rigor autorizar o referido Estado, vencido o prazo de 30 dias corridos fixado na Lei 14.124/2021, sem que haja manifestac?a?o da Anvisa, a proceder a? importac?a?o das vacinas tal como por ele pretendido”, emendou o ministro.

Segundo Lewandowski, o prazo vai servir para a realização no período das inspeções da Anvisa no território russo.

Em nota, a Anvisa afirmou que a decisão do STF mantém o prazo de 30 dias para manifestação do órgão a partir do dia 29 de março, conforme previsto em lei a respeito da 'importação em caráter excepcional da vacina Sputnik V por parte do Governo do Estado do Maranhão'.

'Caso ultrapassado o prazo, sem manifestação da Anvisa, fica o governo do Estado autorizado a importar e distribuir o imunizante', disse a agência.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lewandowski da 30 dias para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.