Líbano vai levar reclamação à ONU sobre interferência de Israel em sistemas de navegação
Publicada em
CAIRO (Reuters) - O Líbano vai protocolar uma queixa urgente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o que considera uma violação de sua soberania por parte de Israel, que estaria interferindo em seus sistemas de navegação, informou nesta sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores libanês.
Em comunicado, a pasta afirmou que Israel está afetando a segurança da sua aviação civil no espaço aéreo do Aeroporto Internacional Rafic Hariri, em Beirute.
'O Líbano também considera Israel internacionalmente responsável pelas consequências de qualquer acidente ou desastre causado pela deliberada política de travar os sistemas de navegação aéreo e terrestre, e deliberadamente interferir nos dispositivos de recepção e emissão de sinais', informou.
O Líbano não deu detalhes específicos sobre a natureza das ações de Israel que estariam prejudicando seus sistemas de navegação. Os israelenses não tinham comentários imediatos sobre o assunto.
O grupo libanês Hezbollah, que é apoiado pelo Irã, tem trocado hostilidades com Israel desde o início da guerra na Faixa de Gaza, há cinco meses, com tiros disparados por ambos os lados na fronteira.
As animosidades são as piores desde a guerra em 2006, alimentando temores de que um confronto ainda maior possa ocorrer. A violência na fronteira forçou dezenas de milhares de pessoas a deixar a área e elevou o medo de que o conflito em Gaza possa se espalhar para o restante da região.
(Reportagem de Yomna Ehab e Hatem Maher)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO