Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lula diz que polarização é positiva e aparecerá com força nas eleições das capitais

Lula diz que polarização é positiva e aparecerá com força nas eleições das capitais

Reuters

30/01/2024

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 08/01/2024 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 08/01/2024 REUTERS/Adriano Machado

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que considera a polarização política como algo positivo e fez a previsão de que ela se manifestará com força nas eleições municipais deste ano nas capitais.

'A polarização sempre vai existir, não tem jeito', disse Lula em entrevista à rádio CBN Recife.

'Eu acho bom que tenha polarização, nós somos uma sociedade viva. Essa polarização deve acontecer nas capitais. Quem é o candidato bolsonarista e quem não é o candidato bolsonarista. Em São Paulo vai ser muito visível isso. Não sei se em Recife vai ter candidato bolsonarista. Se tiver, vai pegar, a cobra vai fumar', disse Lula.

O presidente mais uma vez voltou a dar um tom nacionalizado à disputa pela prefeitura da capital paulista, na qual apoia o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). O candidato à reeleição, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), tem o apoio do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afilhado político do ex-presidente Jair Bolsonaro, e deverá contar também com endosso do ex-presidente.

Lula foi indagado sobre reportagens na imprensa que afirmaram que ele estaria disposto a oferecer um ministério em seu governo para a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) para que ela desista de sua pré-candidatura ao comando da capital paulista e apoie Boulos. O presidente afirmou que há uma 'desfaçatez' de quem escreveu isso.

Disse ainda que Tábata é uma jovem que tem futuro político no Brasil e que ele não tentaria 'corrompê-la' com um cargo no governo para que desista da candidatura. A deputada é apoiada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é do PSB.

'Se ela quiser ser candidata a prefeita -- e ela pode ser candidata a prefeita porque está em um partido político que vai decidir -- não vai ser o presidente Lula que vai impedir', disse.

'Será maravilhosa a disputa política e democrática. Se a Tábata for candidata e o Boulos for candidato, quem for melhor e for para o segundo turno, eu estarei apoiando. Se os dois forem para o segundo turno, aí sim vai ter divergência. Mas o que nós precisamos é derrotar o bolsonarismo na cidade de São Paulo.'

Sobre a eleição na capital pernambucana, Lula teceu elogios ao prefeito de Recife, João Campos (PSB), e disse que acredita que será possível o PT fazer uma aliança com o PSB na cidade para apoiar a reeleição do atual prefeito, que é filho do falecido ex-governador pernambucano Eduardo Campos, de quem Lula tinha proximidade pessoal.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.