Lula indica Cristiano Zanin, seu advogado na Lava Jato, ao STF
Publicada em
Atualizada em
BRASÍLIA (Reuters) -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou nesta-quinta-feira a indicação do advogado Cristiano Zanin, que defendeu o presidente nos processos da operação Lava Jato, para a vaga aberta de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A mensagem presidencial que encaminha ao Senado a indicação de Lula foi publicada em edição extra do Diário Oficial, após o presidente ter confirmado o nome de Zanin em entrevista a jornalistas mais cedo. O Senado é responsável por sabatinar e aprovar o indicado.
'Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar', disse Lula.
Uma vez formalizada a indicação, Zanin será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele precisa ter seu nome aprovado pela comissão e, posteriormente, pelo plenário do Senado para assumir a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski em abril.
A votação é secreta e são necessários ao menos 41 votos favoráveis para a aprovação do indicado. Uma vez chancelado pelos senadores, Zanin assume cadeira no Supremo em caráter vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade.
Como advogado de Lula na Lava Jato, Zanin tornou-se um dos principais críticos da operação e, durante audiências no âmbito dos processos respondidos pelo agora presidente, travou embates com o então juiz e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e com membros do Ministério Público Federal (MPF) que compunham a força tarefa da operação.
Ele foi responsável pelas ações que levaram à anulação das condenações de Lula por decisão do STF e que permitiram que o petista deixasse a prisão e concorresse à Presidência na eleição do ano passado.
Mais cedo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), havia adiantado que Lula indicaria Zanin para a vaga e avaliou o advogado de forma positiva.
'Me encontrei ontem com o Cristiano Zanin, ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal... Já conversei com o presidente Davi Alcolumbre, que dará o andamento na Comissão de Constituição e Justiça', disse Pacheco a jornalistas.
Mais tarde, em entrevista à GloboNews, Pacheco disse que Zanin possui os predicados para fazer parte da corte e que espera que o desfecho da análise do nome do advogado ocorra até o início de julho.
Zanin, de 47 anos, é casado com a também advogada Waleska Teixeira Martins, que por sua vez é filha de Roberto Teixeira, também advogado e amigo pessoal e compadre de Lula.
'É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado @Cristianozaninm foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional', escreveu no Twitter o ministro Gilmar Mendes, decano da corte.
O ministro aposentado Lewandowski também elogiou o escolhido para substituí-lo. 'Cristiano Zanin é um experiente e combativo advogado que preenche todos os requisitos constitucionais para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Será, com certeza, um magistrado competente e imparcial.'
(Reportagem de Ricardo BritoReportagem adicional de Maria Carolina MarcelloTexto de Eduardo SimõesEdição de Alexandre Caverni e Pedro Fonseca)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO