alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Luz artificial aumenta risco de câncer de mama, afirma novo estudo

    Entretanto, só seriam afetadas as mulheres na fase pré-menopausa e/ou ex-fumantes.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Dormir com a luz acesa ou sob a incidência da luz externa pode aumentar em até 14% o risco de câncer de mama. Isso de acordo com uma nova pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que sugere que a luz artificial reduz os níveis de melatonina, hormônio que regula o sono e que pode estar relacionado à prevenção da doença, segundo estudos anteriores.

    Os pesquisadores observaram o estado de saúde de cerca de 110 mil mulheres por mais de 20 anos. Durante o período, eles relacionaram os resultados com as imagens de satélite dos endereços de cada uma das participantes, avaliando a incidência da iluminação externa e o fato de elas trabalharem à noite ou não.

    Os resultados mostraram que mulheres expostas a maiores níveis de luz artificial à noite tinham maior probabilidade de desenvolver câncer de mama do que as que recebiam exposições menores.

    Por não dormirem durante à noite, as que trabalhavam no período noturno também estavam em maior risco. Entretanto esses resultados só afetaram as mulheres na fase pré-menopausa e/ou ex-fumantes.

    “Na nossa moderna sociedade industrializada, a iluminação artificial é quase onipresente. Nossos resultados sugerem que essa exposição generalizada durante horas noturnas poderia representar um novo fator de risco para o câncer de mama”, disse Peter James, principal autor do estudo.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. luz artificial aumenta risco …
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.