Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Luz artificial aumenta risco de câncer de mama, afirma novo estudo

Entretanto, só seriam afetadas as mulheres na fase pré-menopausa e/ou ex-fumantes.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Luz artificial aumenta risco de câncer de mama, afirma novo estudo"

Publicada em  

Dormir com a luz acesa ou sob a incidência da luz externa pode aumentar em até 14% o risco de câncer de mama. Isso de acordo com uma nova pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que sugere que a luz artificial reduz os níveis de melatonina, hormônio que regula o sono e que pode estar relacionado à prevenção da doença, segundo estudos anteriores.

Os pesquisadores observaram o estado de saúde de cerca de 110 mil mulheres por mais de 20 anos. Durante o período, eles relacionaram os resultados com as imagens de satélite dos endereços de cada uma das participantes, avaliando a incidência da iluminação externa e o fato de elas trabalharem à noite ou não.

Os resultados mostraram que mulheres expostas a maiores níveis de luz artificial à noite tinham maior probabilidade de desenvolver câncer de mama do que as que recebiam exposições menores.

Por não dormirem durante à noite, as que trabalhavam no período noturno também estavam em maior risco. Entretanto esses resultados só afetaram as mulheres na fase pré-menopausa e/ou ex-fumantes.

“Na nossa moderna sociedade industrializada, a iluminação artificial é quase onipresente. Nossos resultados sugerem que essa exposição generalizada durante horas noturnas poderia representar um novo fator de risco para o câncer de mama”, disse Peter James, principal autor do estudo.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. luz artificial aumenta risco …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.