Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Maduro faz aceno aos EUA e sugere conversas sérias

Maduro faz aceno aos EUA e sugere conversas sérias

Reuters

02/01/2026

Placeholder - loading - Maduro durante evento militar em La Guaira  28/12/2025    Divulgação via REUTERS
Maduro durante evento militar em La Guaira 28/12/2025 Divulgação via REUTERS

Por Corina Pons

MADRI, 2 Jan (Reuters) - O presidente da ⁠Venezuela, Nicolás Maduro, fez um aceno ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propondo conversas sérias sobre o combate ao tráfico de drogas e oferecendo às empresas norte-americanas acesso imediato ao petróleo venezuelano.

Maduro disse que a Venezuela é um 'país irmão' dos Estados Unidos e um governo amigável. Ele observou que, quando ele e Trump conversaram pela última vez em novembro, o presidente dos EUA reconheceu sua autoridade ao se dirigir a ele como 'sr presidente'.

O homem forte venezuelano de longa data falou em uma ​entrevista que foi filmada na véspera de ⁠Ano Novo ⁠e transmitida pela TV estatal venezuelana na noite do dia de Ano Novo.

Na transmissão, Maduro e seu entrevistador caminham por uma zona militarizada da capital Caracas. Mais tarde, Maduro assume o volante de um carro com o jornalista no banco do passageiro e a esposa do presidente, Cilia ‌Flores, no banco de trás -- um gesto que os analistas interpretaram como ​uma tentativa de projetar confiança em meio aos ‌temores de um ​ataque dos ​EUA, apesar de Maduro ter reduzido suas aparições públicas nas últimas semanas.

Os comentários representam uma mudança no tom de Maduro em relação aos Estados Unidos desde que este ​último lançou um reforço militar em grande escala no sul do Caribe. Trump acusa o 'ilegítimo' Maduro de administrar um narcoestado e ameaçou tirá-lo do poder.

Maduro nega veementemente as ligações com o crime e disse que os EUA estão tentando destituí-lo para assumir o controle das vastas reservas de petróleo e dos depósitos de minerais de terras raras da Venezuela.

Em um evento pouco antes do Natal, Maduro pediu a Trump que se concentrasse nos desafios domésticos, dizendo: 'Sinceramente, se eu falar com ele novamente, direi que cada um deve cuidar de seus assuntos internos.'

Nos últimos comentários, Maduro declarou a seu entrevistador: 'Para o povo dos Estados Unidos, digo o que sempre ⁠disse: a Venezuela é um país irmão... um governo amigo.'

'Precisamos começar a falar seriamente, ‌com os fatos em mãos. O governo ⁠dos EUA sabe disso, porque dissemos isso muitas vezes a seus interlocutores, que se eles quiserem falar seriamente sobre acordo para combater o narcotráfico, estamos ‍prontos para fazê-lo. Se eles querem o petróleo da Venezuela, a Venezuela está pronta para aceitar investimentos dos EUA, ​como ‌os da Chevron, quando, onde e como eles quiserem fazê-los.'

(Reportagem adicional de Emma Pinedo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.