alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    MAM inaugura exposição de Piero Manzoni

    O evento estará aberto ao público até 21 de junho

    Por Ugor Feio

    Placeholder - loading - news single img

    Aconteceu no fim de tarde do dia 7 de abril, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o lançamento da mostra de Piero Manzoni. As obras expostas na sala Paulo Figueiredo marcam a primeira retrospectiva do artista na América Latina.

    Manzoni nasceu na cidade italiana de Soncino, em julho de 1933. Famoso pelo trabalho conceitual e performático, o artista também escreveu textos, fundou uma revista e uma galeria de artes, participando ainda de grupos e movimentos vanguardistas nas décadas de 50 e 60. Após uma breve carreira artística, que incluiu duas Bienais em São Paulo, Piero Manzoni morreu aos 29 anos com um ataque cardíaco fulminante.

    A equipe de jornalismo da Antena 1 visitou a exposição para conhecer o estilo moderno do italiano. As peças de arte são carregadas de peculiaridade e humor – que causam até certo espanto em visitantes desavisados.

    Corajoso, algumas vezes transgressor e divertido, o trabalho do artista inclui obras como impressões digitais em ovos cozidos - O Uovo (1960) - e pessoas transformadas em peças de arte ambulantes - Scultura Vivente (1961).

    O fato da mostra ter acontecido em um local democrático só veio a acrescentar: “O legal daqui é a diversidade. Uma pessoa que está correndo no parque do Ibirapuera pode passar para ver a exposição do jeito que estiver, é aberto a todos”, declarou Ana Lívia Lima, assessora de imprensa do MAM.

    A política adotada pelo museu é não fazer exposições apenas para convidados. Os eventos são sempre abertos ao público, com ressalva para dias de lançamentos: quando as portas são abertas uma hora e meia mais cedo para os associados.

    A estreia da exposição póstuma contou também com a presença de familiares do artista que vieram da Itália, incluindo o sobrinho neto de Manzoni - de apenas 6 anos de idade. O pequeno Giácomo roubou a cena da noite, prestigiando a obra do artista que marcou a história da arte moderna.

    1. Home
    2. noticias
    3. mam inaugura exposicao de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.