Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Marina diz que mudança em regulação sobre agrotóxico pode prejudicar competitividade do país

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Marina diz que mudança em regulação sobre agrotóxico pode prejudicar competitividade do país"

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

IPAMERI, Goiás (Reuters) - A candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, afirmou nesta sexta-feira que a proposta de mudança na regulamentação sobre agrotóxicos, conhecida como lei do veneno, não é “adequada” para o país e pode prejudicar a competitividade de produtos agrícolas brasileiros no exterior.

A candidata, que visitou a fazenda Santa Barbara, no interior de Goiás, modelo no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, aproveitou ainda para anunciar que irá ampliar o crédito para a agricultura sustentável caso eleita em outubro.

“O projeto não é adequado para o Brasil se tornar um país cada vez mais competitivo na agricultura”, disse a presidenciável a jornalistas, que a acompanharam na visita a convite de sua equipe de campanha.

“Nós temos um potencial de exportações muito grande e quanto melhores forem as nossas práticas, maior será a abertura para o mercado.”

Para a candidata, a agricultura brasileira não deve lançar mão de práticas condenadas em países como os Estados Unidos e a Europa. A proposta flexibilizaria as exigências para uso de alguns defensivos agrícolas, incluindo alguns que não são permitidos em outros países.

“O que não é bom para eles também não é bom para os brasileiros e isso só dificultará a entrada dos nossos produtos nos mercados europeus”, avaliou Marina, acrescentando que é possível, com práticas sustentáveis, aumentar a produção da agropecuária, citando a fazenda que visitava como exemplo.

Marina fez questão de dizer que seu plano de governo envolve a ampliação da chamada agricultura de baixo carbono --com estímulos previstos no Plano Safra por meio de crédito-- e a integração dos projetos para facilitar o acesso dos produtores aos recursos públicos, além do fortalecimento da Embrapa, para aprofundar a produção de tecnologia e a geração de empregos.

Também relatou a intenção de criar um seguro para proteger a “rentabilidade” do produtor dos “riscos” das mudanças climáticas.

Questionada sobre eventual privatização da empresa de pesquisa voltada para o setor, negou, assim como tem se posicionado contrária à desestatização de órgãos como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal [CEF.UL] e a Petrobras.

“A Embrapa tem papel estratégico e vai continuar com esse papel como empresa pública”, garantiu.

Em referência à Fazenda Santa Brigida, Marina afirmou que não é necessário “inventar a roda”, mas fazê-la girar e dar escala às boas práticas.

A integração lavoura-pecuária-floresta consiste em plantios consorciados de milho e capim sombreados por eucalipto, com a criação de gado.

Segundo a assessoria de Marina, a prática permitiu à Fazenda sair de um prejuízo de 200 reais por hectare para um lucro líquido de 3.000 reais por hectare --sequestrando 36 toneladas de carbono por hectare. A propriedade tem 835 hectares.

Marina citou que sua estratégia para lidar com a bancada ruralista do Congresso Nacional envolve o diálogo “sem nenhum preconceito” com o produtor e o oferecimento de condições para a produção sustentável.

“Dizem que o agronegócio tem medo de mim. O agronegócio comigo deveria estar sorrindo como você sorri, porque você entende para onde as coisas estão indo”, afirmou.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. marina diz que mudanca em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.