alexametrics
Conectando

    O perfil de Celina no ranking foi escrito pelo médico americano Tom Frieden, ex-diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

    Médica brasileira é eleita uma das mais influentes pela ‘Time’

    Por Redação, antena 1

    Placeholder - loading - news single img

    A médica brasileira Celina Turchi foi eleita pela revista americana Time como uma das 100 pessoas mais influentes de 2017.  A cientista, pioneira nos estudos sobre a relação do zika com a microcefalia, aparece na XIV edição da lista, divulgada na última quinta-feira.

    Também aparecem na listagem anual o presidente americano Donald Trump, o líder da Rússia Vladimir Putin, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e o papa Francisco.

    O perfil de Celina foi escrito pelo médico americano Tom Frieden, ex-diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Frieden a descreveu como “apaixonada, motivada e um modelo do tipo de liderança global e de colaboração necessárias para a proteção da saúde humana”. A brasileira, especialista em doenças infecciosas da Fiocruz Pernambuco, recebeu destaque internacional por ter comprovado e demonstrado a relação do vírus zika com a microcefalia. No ano passado, ela foi escolhida pela revista científica Nature como uma das dez cientistas mais importantes do ano.

    Em setembro de 2015, a pesquisadora recebeu um pedido do Ministério da Saúde para investigar o alto número de bebês nascidos em Pernambuco com microcefalia. Na época, o conhecimento sobre o zika era limitado, mas Celina conseguiu demonstrar a relação entre a anomalia e a infecção por zika em gestantes.

    Atualmente, a pesquisadora continua estudando o vírus para poder determinar a razão de nem todas as mulheres grávidas que contraem a doença darem à  bebês com má- formação. Esse conhecimento pode ajudar prevenir a microcefalia em recém-nascidos.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.