Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Medvedev diz que impasse com Ocidente durará décadas e conflito na Ucrânia pode ser 'permanente'

Placeholder - loading - Medvedev visita usina na região de Tula  15/6/2023   Sputnik/Yekaterina Shtukina/Pool via REUTERS
Medvedev visita usina na região de Tula 15/6/2023 Sputnik/Yekaterina Shtukina/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Andrew Osborn

LONDRES (Reuters) - Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia, alertou que o confronto de Moscou com o Ocidente durará décadas e que seu conflito com a Ucrânia pode se tornar permanente.

Medvedev, antes visto no Ocidente como um modernizador liberal, emergiu como um dos defensores mais diretos da Rússia desde que Moscou lançou o que chamou de 'operação militar especial' na Ucrânia no ano passado.

Agora vice-chefe do Conselho de Segurança, suas opiniões refletem parte do pensamento do alto escalão do Kremlin, segundo autoridades russas.

Em um artigo para o jornal do governo Rossiiskaya Gazeta, ele disse que as tensões entre a Rússia e o Ocidente eram 'muito piores' do que durante a crise dos mísseis cubanos de 1962, quando o mundo oscilou à beira de uma conflagração nuclear.

Uma guerra nuclear é 'bastante provável', mas é improvável que haja vencedores, afirmou Medvedev, que tem dito repetidamente que o apoio ocidental à Ucrânia aumenta as chances de um conflito nuclear.

Ele citou diferenças acentuadas sobre a Ucrânia, a direção da humanidade e a forma como a ordem mundial está estruturada.

'Uma coisa que os políticos de todos os tipos não gostam de admitir: tal Apocalipse não é apenas possível, mas também bastante provável', escreveu Medvedev.

Analistas ocidentais classificam o que dizem ser o 'barulho de sabre nuclear' de Medvedev como uma tática destinada a assustar o Ocidente para reduzir o apoio militar à Ucrânia e, em vez disso, pressionar Kiev a iniciar negociações de paz com Moscou.

Muitos países do Ocidente, que dizem estar ajudando a Ucrânia a se defender de uma brutal guerra colonial de conquista, prometeram apoiar Kiev pelo tempo que for necessário.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. medvedev diz que impasse com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.