Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Membro do Parlamento britânico é removido e Sunak terá novo teste eleitoral

Placeholder - loading - Primeiro-ministro britânico Rishi Sunak interage com jornalistas em Guildford, Inglaterra 30/11/2023 JUSTIN TALLIS/Pool via REUTERS
Primeiro-ministro britânico Rishi Sunak interage com jornalistas em Guildford, Inglaterra 30/11/2023 JUSTIN TALLIS/Pool via REUTERS

Publicada em  

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, enfrentará outra difícil votação para preencher um cargo vago no Parlamento, depois que um legislador foi removido do seu cargo nesta terça-feira sob acusação de ter maltratado um funcionário e cometido delitos sexuais.

Um órgão de fiscalização parlamentar descobriu que Peter Bone, que é membro do Parlamento há quase duas décadas, assediou e praticou bullying contra uma pessoa de seu gabinete, além de ter mostrado seus genitais a ela.

Uma petição que se encerrou nesta terça-feira sobre a remoção dele do cargo teve o apoio de 13,2% de seu eleitorado, mais do que os 10% exigidos, o que significa que uma nova eleição terá de ser realizada.

O Partido Conservador, de Sunak, terá de enfrentar a sétima eleição desse tipo desde o começo de julho. Até agora, os conservadores perderam cinco assentos no Parlamento, e mantiveram apenas um.

Bone, que foi suspenso do Parlamento por seis semanas e agora é um político independente, pode concorrer na eleição separada, mas não pelo Partido Conservador. Ele teve uma maioria de mais de 18.500 votos nas últimas eleições nacionais, em 2019.

Bone humilhou verbalmente o membro da sua equipe e atirou canetas e itens de escritório nele. A comissão parlamentar também apurou que ele expôs “suas genitálias próximo ao rosto do reclamante” durante uma viagem ao exterior, primeiro no banheiro e depois no quarto do hotel.

Bone reconheceu que haverá uma nova eleição no próximo ano e que as acusações são “falsas e sem fundamento”. “Eu terei mais a dizer sobre esses assuntos no novo ano”, afirmou ele na plataforma X, conhecida antigamente como Twitter.

(Reportagem de Andrew MacAskill e Farouq Suleiman)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. membro do parlamento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.