Membros de painel do governo do Japão pedem política fiscal sustentável
Membros de painel do governo do Japão pedem política fiscal sustentável
Reuters
27/11/2025
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O Japão tem que adotar medidas para manter a confiança do mercado em suas finanças mesmo com o aumento dos gastos para reavivar o crescimento, disseram os membros do setor privado de um importante painel do governo nesta quinta-feira.
A economia contraiu no terceiro trimestre, enquanto a inflação permanece elevada, em torno de 3%, devido principalmente ao aumento dos preços dos alimentos, disseram eles.
'O governo deve, portanto, tomar as medidas fiscais necessárias e suficientes para investir nas áreas de gestão de crise e crescimento', disseram os membros em uma proposta apresentada ao painel.
Ao fazer isso, é 'muito importante garantir a sustentabilidade fiscal do Japão e a confiança do mercado' em suas finanças, por exemplo, cortando os gastos desnecessários existentes, disse a proposta.
Além de reduzir de forma estável a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, o país deve usar várias medidas para orientar a política fiscal e 'estar sempre atento às taxas de juros, à moeda e à evolução do mercado de ações', segundo a proposta.
Os preços dos títulos públicos e o iene caíram recentemente devido às expectativas do mercado de que o grande pacote de gastos da primeira-ministra Sanae Takaichi levará a mais emissão de dívidas e a uma inflação prolongada.
O apelo à sustentabilidade fiscal foi incluído em uma declaração conjunta dos quatro membros do setor privado, incluindo o ex-vice-presidente do Banco do Japão, Masazumi Wakatabe, e o economista Toshihiro Nagahama - conhecidos como assessores reflacionistas de Takaichi.
Suas propostas são levadas em consideração nas deliberações do Conselho de Política Econômica e Fiscal, que supervisiona o plano fiscal e as políticas econômicas de longo prazo do Japão.
(Reportagem de Leika Kihara)
Reuters

