Minério de ferro oscila pouco enquanto investidores pesam estímulos contra queda da demanda
Minério de ferro oscila pouco enquanto investidores pesam estímulos contra queda da demanda
Reuters
11/11/2025
PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro operaram em uma faixa estreita nesta terça-feira, com os investidores ponderando as esperanças de novos estímulos por parte de Pequim no próximo mês contra os sinais de enfraquecimento da demanda na China, principal mercado consumidor do minério.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China subiu 0,46%, para 765 iuanes (US$107,40) a tonelada.
O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura caiu 0,12%, para US$102,05 a tonelada.
A recente queda nos preços desencadeou divergências nas perspectivas de mercado, levando a uma consolidação dos preços, disse Steven Yu, analista sênior da consultoria Mysteel.
'Os otimistas acreditam que uma queda anual na produção de aço bruto no acumulado do ano deixou menos pressão sobre os cortes de produção no restante do ano; também há esperanças de que medidas de estímulo sejam reveladas na reunião do politburo em dezembro', acrescentou Yu.
A produção de aço bruto da China caiu 2,9% de janeiro até setembro em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais do mês passado, e os números de outubro serão divulgados na sexta-feira.
Em março, Pequim se comprometeu a reestruturar a enorme indústria siderúrgica local por meio de cortes na produção.
A China tem limitado o crescimento anual da produção de aço bruto desde 2021 como parte de suas metas de redução de carbono.
No entanto, os agentes de mercado mais pessimistas apostam em uma demanda menor, já que algumas usinas continuam a reduzir a produção, disse Yu, da Mysteel.
Várias siderúrgicas reduziram a produção em meio à diminuição da demanda por aço e aos custos persistentemente altos das matérias-primas que reduziram as margens.
(Reportagem de Amy Lv e Lewis Jackson)
Reuters

