Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Minério de ferro sobe com aumento da demanda da China, mas oferta global maior limita ganhos

Minério de ferro sobe com aumento da demanda da China, mas oferta global maior limita ganhos

Reuters

26/11/2025

Placeholder - loading - Minério de ferro no Porto de Dalian, na China
Minério de ferro no Porto de Dalian, na China

Por Lucas Liew

CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, com o apoio de uma modesta recuperação na demanda da China superando a pressão do aumento da oferta global e da queda na produção de aço.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China registrou alta de 0,19%, a 797 iuanes (US$112,57) a tonelada.

O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura avançava 0,71%, a US$106,55 a tonelada.

A oferta global de minério de ferro deve aumentar para um recorde de quase 2,68 bilhões de toneladas em 2026, com expansões contínuas de capacidade nas minas dos principais produtores, Austrália e Brasil, bem como no recém-comissionado projeto Simandou, na África Ocidental, disse a consultoria Mysteel em nota.

A Associação Mundial do Aço divulgou que a produção global de aço diminuiu em outubro, caindo 5,9% em relação ao ano anterior, para 143,3 milhões de toneladas, enquanto a produção de aço bruto da China, principal produtora mundial, caiu 12,1%.

A produção de aço da China ficará abaixo de 1 bilhão de toneladas este ano pela primeira vez em seis anos, em linha com a promessa do governo de reduzir a produção e reequilibrar a oferta e a demanda em um setor que luta contra o excesso de capacidade.

Os preços chineses dos concentrados de minério de ferro produzidos localmente permaneceram estáveis na maioria das regiões produtoras na semana passada, mesmo com o enfraquecimento da demanda entre as siderúrgicas domésticas, disse a Mysteel em nota separada.

A demanda doméstica de aço para uso final apresentou melhora no quarto trimestre, com o setor de infraestrutura impulsionando o aumento do consumo aparente, disse a corretora chinesa Galaxy Futures.

(Reportagem de Lucas Liew)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.